Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
Nos 30 anos do romance de estreia de Rodrigo Guedes de Carvalho, uma nova edição, a 19.ª, revista e com nova capa.
Pedro arrasta consigo a mágoa incómoda de não ter tido com o pai a relação que gostaria. Por sua vez, nunca teve tempo para ser pai, ou não soube sê-lo. Regressado da guerra colonial, e tendo descoberto que a mulher, julgando-o morto, o traíra com um amigo, decide abandonar tudo, incluindo a filha, a quem nunca mais procurou. Agora, volvidos dez anos, recorda aquilo que lhe dói ter abandonado e a que deseja regressar.
Ambientado no Norte de Portugal, sobretudo na cidade do Porto, “Daqui a Nada” é um romance a três vozes – pai, mãe e filha -, a partir das quais nos chega a história de uma família devastada pelas feridas da guerra colonial, pela dificuldade de comunicação e pelos encontros e desencontros da vida.
Numa escrita sensível e intensa, muito mais do que o retrato de uma época, o primeiro romance de Rodrigo Guedes de Carvalho faz uma profunda reflexão sobre relações entre pais e filhos, sobre pais que não sabem ser pais, sobre filhos que crescem à sombra de um pai emocionalmente distante ou mesmo ausente.
Rodrigo Guedes de Carvalho nasceu em 1963, no Porto.
Recebeu o Prémio Especial do Júri do Festival Internacional FIGRA, em França, com uma Grande Reportagem sobre urgências hospitalares (1997).
Estreou-se na ficção com o romance “Daqui a nada” (1992), vencedor do Prémio Jovens Talentos da ONU. Seguiram-se-lhe “A Casa Quieta” (2005), “Mulher em Branco” (2006), “Canário” (2007), “O Pianista de Hotel” (2017) – Prémio Autores SPA Melhor Livro de Ficção Narrativa 2018 –, “Jogos de Raiva” (2018) e “Margarida Espantada” (2020).
Elogiado pela crítica, foi considerado uma das vozes mais importantes da nova literatura portuguesa.
É ainda autor dos argumentos cinematográficos de “Coisa Ruim” (2006) e “Entre os Dedos” (2009), e da peça de teatro “Os pés no arame” (estreada em 2002, com nova encenação em 2016).
Editora: D. Quixote
Sem Comentários