M.I.A. e Celeste ingressaram as fileiras do cartaz do NOS Alive, festival que, se os deuses da música o permitirem, se irá realizar nos 6, 7, 8 e 9 de Julho deste ano. Os Quatro e Meia e Mallu Magalhães estão também confirmados. É cruzar os dedos e esperar pela festa.
M.I.A. começou em 2000 como artista plástica, designer e cineasta no Leste de Londres, antes de começar sua carreira musical em 2002. No início de 2004, ganha destaque com os singles “Sunshowers” e “Galang”, que a levaram a atingir a 11ª posição na Billboard Hot Dance Singles Sale. Em 2005 lança o primeiro álbum, “Arular”, seguido por “Kala”, em 2007, ambos aclamados pela crítica, com destaque para o single do segundo álbum, “Paper Planes”, que atingiu o top 20 mundial e a 4ª posição do Billboard Hot 100.
Em 2010 edita o terceiro álbum, “Maya” e, dois anos depois, lança o single “Bad Girls”, em antecipação ao seu quarto álbum “Matangi” (lançado em 2013). Por volta da mesma altura, marca presença no Halftime Show da Super Bowl XLVI, com Madonna e Nicki Minaj. Em 2016 lançou o seu quinto álbum, “AIM” e, em 2020, atinge o topo da tabela da Billboard Hot 100 como feature na música “Franchise” de Travis Scott. Em Novembro de 2021 lança “Babylon”, o novo single que sucede aos já editados “CRTL” (2020) e “OHMNI 202091” (2020).
Foi indicada como uma das artistas que definiram a década de 2000 pela Rolling Stone, e uma das 100 pessoas mais influentes de 2009 pela Time. Em 2019, M.I.A. foi condecorada como Membro da Ordem do Império Britânico (MBE), nas homenagens de aniversário desse ano, pelo seu contributo e serviço à música. Em 2022, estreia-se no Passeio Marítimo de Algés, para actuar no Palco Heineken no dia 8 de Julho.
Vencedora do BBC Sound of 2020 e do Rising Star Awards nos Brit Awards, Celeste começou a carreira em 2014, como vocalista para produções electrónicas de artistas como Avicii, Real Lies ou Tieks, ao mesmo tempo que lançava as suas próprias canções no SoundCloud. Em 2017 edita “The Milk & The Honey”, o seu primeiro EP, pela editora fundada por Lily Allen. Em 2019, depois de assinar com a Polydor Records, edita o seu segundo EP, “Lately”. Em Janeiro de 2021, Celeste é nomeada para um Oscar de Best Original Song com a canção “Hear My Voice”, do aclamado filme “The Trial of the Chicago 7”, no mesmo ano em edita o seu primeiro álbum de estúdio, “Not Your Muse”.
O álbum, que estreou em 1º lugar na UK Albums Chart, valeu-lhe várias nomeações como a de Album of the Year, Best Female Solo Artist e Best New Artist nos Brit Awards 2021, e foi indicado ao Mercury Prize 2021. Encontro marcado para dia 7 de Julho, no Palco NOS.
Artistas confirmados: alt-J, Caribou, Celeste, Da Weasel, Dino D’Santiago, Florence + The Machine, Fontaines D.C., Glass Animals, HAIM, Hobo Johnson and The Lovemakers, Imagine Dragons, Inhaler, Jorja Smith, Jungle, M.I.A., Mallu Magalhães, Manel Cruz, Metallica, Modest Mouse, Moses Sumney, Os Quatro e Meia, Parcels, Phoebe Bridgers, Royal Blood, Sea Girls, Seasick Steve, St. Vincent, Stromae, The Strokes, Tom Misch, Two Door Cinema Club, Parov Stelar e The War On Drugs.
Sem Comentários