O que nos diz o mundo? “Estou aqui. Sinto a tua falta”. O que nos mostra o mundo? “Que há uma hora descansar e uma hora para recomeçar”. O que nos faz o mundo? Desperta-nos, conforta-nos e segura-nos. Permite-nos tomar consciência de que somos parte integrante de si e que ele é parte de nós. Que, quando estamos lá fora, estamos cá dentro… em casa, no carro ou na escola. Virados para dentro, para o eu, esquecemo-nos de que o mundo existe e de que há tanto por descobrir, para cuidar, para ouvir e experimentar. O mundo tem tanto para nos dar: árvores, pão e frutos, roupas, cheiros frescos e torrados, entre tantos outros tesouros.
“O Mundo Cá Dentro” (Orfeu Negro, 2021) é um convite ao pensamento e ao questionamento sobre o lugar onde vivemos: o mundo. Neste álbum, onde as páginas duplas funcionam como uma aguarela encantatória e hipnotizante, o leitor é solicitado a permanecer para admirar, repousar ou aventurar-se a descobrir os pequenos detalhes. Um maravilhoso jogo de cores, de perto e de longe, com luz e sombras, é-nos oferecido para que o amor pelo mundo seja cada maior. Um livro poético e misterioso. Delicado. Subtil. Perguntador e reflexivo. Uma leitura que contribui para a educação estética do leitor.
Deborah Underwood escreve livros para crianças e conta já com mais de vinte títulos publicados. Vive no norte da Califórnia. Assume-se como fã das livrarias independentes e pede sempre aos leitores que adquiram os seus livros nestas livrarias.
Cindy Derby é pintora, autora e ilustradora de muitos livros aclamados pela crítica para crianças. Venceu o Caldecott Honor 2021 pelas ilustrações do livro “O Mundo Cá Dentro”. Formou-se em Teatro na Escócia e, durante muitos anos, foi performer e criadora de marionetas. Vive actualmente em São Francisco. “O Mundo Cá dentro” foi o livro vencedor, na categoria Álbum de Honra, do Prémio Golden Kite 2021.
Sem Comentários