A pouco e pouco vai ganhando contornos o novo disco da australiana Courtney Barnett. Gravado em Sydney e Melbourne nos finais de 2020/inícios de 2021, tem lançamento previsto para 12 de Novembro deste ano. Vai chamar-se “Things Take Time, Take Time” (assim mesmo, repetido), e dele já se conhecem dois avanços.
O primeiro saiu em Julho e chama-se “Rae Street”. Canção zen, de escrita automática, desfia um dia de vagares domésticos, observações simples encaixadas em quatro acordes de guitarra – Courtney espreita pela janela, vê o camião do lixo a passar, uma criança a aprender a andar de bicicleta, um casal a pintar uma parede de tijolos. Enquanto isso vai deixando pepitas sentimentais, votos de melhoras para quem sofre, desejos de regresso ao normal, com menos preocupações, deixando o tempo correr como só ele sabe. O vídeo mostra uma Courtney multiplicada, cruzando-se com versões de si própria pela cidade.
O segundo e mais recente single é “Before You Gotta Go”. Tal como “Rae Street”, foi co-produzido pela baterista das Warpaint, a também australiana Stella Mozgawa. Começa com uma melodia simples, e vai adicionando sucessivas camadas de instrumentos, enquanto explora harmonias inesperadas de guitarra. Lembra os terrenos de guitarristas como Bombino ou Mdou Moctar – tem um certo calor do deserto na passada.
Nenhum destes temas apresenta as arestas punk de canções como “Pedestrian At Best” ou “Elevator Operator”. A cantora parece ter entrado num novo espaço mental, com uma certa tranquilidade caseirinha, mais macia, talvez fruto da amizade de Courtney com o descontraído Kurt Vile, com quem fez um disco óptimo (“Lotta Sea Lice”, de 2017). Em Novembro veremos se a calma é para durar.
Sem Comentários