Com início a 21 Agosto, o ciclo A Música e o Mundo – Encontros Sonoros Atlânticos irá prolongar-se até 18 de Setembro, apresentando seis concertos em Portugal Continental e nos Açores, com três obras em estreia absoluta.
Com programação pelo compositor Vasco Mendonça e promovido pela Francisco de Lacerda – a Música e o Mundo, Associação Cultural, o ciclo principia em Lisboa e percorre as ilhas de São Jorge, Terceira e São Miguel.
O ciclo a Música e o Mundo – Encontros Sonoros Atlânticos constitui-se como uma série de recitais em que a obra do compositor, musicólogo e maestro açoriano Francisco de Lacerda (1869 – 1934) é o estímulo para a criação de novas peças musicais, intimamente relacionadas com os locais em que se apresentam.
O percurso pelo Atlântico mapeado pelo ciclo a Música e o Mundo – Encontros Sonoros Atlânticos tem início a 21 de Agosto, no Castelo de São Jorge, em Lisboa, com o grupo Drumming GP e o contratenor Rodrigo Ferreira. O programa apresenta obras de Philip Glass e duas estreias mundiais, dos compositores Vasco Mendonça e Ângela da Ponte.
A 7 de Setembro, na Fajã da Fragueira, na Ilha de São Jorge, o músico João Barradas apresenta obras de Johann Sebastian Bach, Astor Piazzolla e Keith Jarrett. No local em que se localizou a casa de Francisco de Lacerda vai ser ainda possível escutar a transcrição para acordeão da Canção Triste, da autoria de João Barradas. Esta é a primeira audição mundial desta transcrição da Canção Triste, um original de Francisco de Lacerda, nascido em São Jorge e com uma notável carreira internacional.
A 10 de Setembro, o terceiro concerto do ciclo a Música e o Mundo – Encontros Sonoros Atlânticos acontece na Ermida de S. António da Grota, no parque Monte Brasil, na ilha Terceira, onde a pianista Joana Gama interpreta ao ar livre obras de Hans Otte Otte.
No dia seguinte, a 11 de Setembro, e também na ilha Terceira, o organista Gustaaf van Manen apresenta obras de Francisco Lacerda e do compositor holandês Jan Pieterszoon Sweelinck, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Angra do Heroísmo.
A ilha de São Miguel e o Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, acolhem o concerto de 15 de Setembro, em que a soprano Inês Simões e o pianista Daniel Godinho percorrem obras de Richard Wagner, Francisco de Lacerda e António Chagas Rosa.
O ciclo a Música e o Mundo – Encontros Sonoros Atlânticos termina em São Miguel, a 18 de Setembro, em Ponta Delgada. Aqui, na Igreja do Colégio dos Jesuítas – Museu Carlos Machado, a soprano Sandra Medeiros e o pianista Francisco Sassetti apresentam obras de Francisco de Lacerda, Freitas Branco e Vianna da Motta.
Sem Comentários