O antigo Fumo – Festival de Música Urbana e Outras Coisas deu lugar ao Fuminho, um ciclo de concertos em versão mini que, entre Agosto e Dezembro deste ano, promete ocupar vários locais secretos da cidade de Setúbal.
Entre 2010 e 2015, a associação Experimentáculo organizou o Fumo, festival que tinha como objectivo a promoção de locais de valor histórico e cultural de Setúbal, através de espectáculos musicais e de outras iniciativas. Pelo Fumo passaram bandas como os Mão Morta, Dead Combo, Linda Martini, Pop Dell’Arte, Mazgani ou The Legendary Tigerman.
O Fuminho é, assim, uma versão reduzida do Fumo, com mini-concertos que irão decorrer uma vez por mês até ao fim do ano, com o arranque marcado para o mês de Agosto. Além de apresentar à cidade uma programação musical diversa, pretende igualmente desvendar um pouco da história de Setúbal, possibilitando a entrada, durante os concertos, em locais históricos que fazem parte do património imóvel da cidade e que estão actualmente em situação de abandono, desactivados ou aproveitados para outros fins. Segundo a organização, «no rescaldo da recente pandemia do novo coronavírus, urge perceber que também o património foi afectado pela crise social. E, numa cidade em que algum património nem sempre tem sido bem tratado, essa é uma questão duplamente pertinente».
Tó Trips e Fado Bicha são, até ao momento, os artistas confirmados na programação do Fuminho. Os locais serão mantidos em segredo até perto da data de cada actuação, para garantir também a sua protecção. A programação completa e os locais a visitar serão revelados ao longo do tempo.
O objetivo do Fuminho continua a ser o da promoção de locais de valor histórico e patrimonial de Setúbal.
Devido à pandemia, esta edição terá público reduzido, o que acrescentará inevitavelmente um
ambiente mais intimista aos espectáculos. Os recintos irão sendo revelados ao longo dos cinco meses do
festival e estarão limitados a 20 espectadores, o que significa que algumas bandas irão apresentar-se em dose dupla, durante dois dias seguidos.
O Fuminho conta com a organização da associação Experimentáculo, é financiado pelo programa “Garantir Cultura” do Ministério da Cultura e conta ainda com o apoio logístico da Câmara Municipal de Setúbal. A reserva dos bilhetes poderá ser feita através do e-mail festivalfumo@gmail.com.
Sem Comentários