Limpe Fuchs, artista alemã que habita os meandros da música improvisada e experimental – que vai da criação de instrumentos à especialização sonora -, vem à Parede para um concerto que terá lugar a 10 de Junho, e que resulta deuma parceria entre a Frisom e a Nariz Entupido. A ela juntam-se Vuduvum Vadavã (dj), uma das múltiplas personagens de Marta Ângela, metade dos prolíficos Von Calhau, e Camila Vale, jovem realizadora que apresentará um conjunto de curtas metragens. Ficam as devidas apresentações.
Limpe Fuchs é uma artista sonora e construtora de instrumentos, cujas performances são desenvolvidas em tempo real, assumindo um compromisso intenso com a ecologia do espaço performativo. Utiliza madeira e pedras de granito em bruto, pratos em bronze juntamente com instrumentos de cordas de pêndulo usando ambos como instrumentos de percussão, viola e voz. Limpe sintetiza o processo de audição através da exploração da música como parte integrante do quotidiano. Membro original da banda de Krautrock – Anima Sound, Limpe e o seu marido Paul Fuchs abraçaram uma forma de vida completamente livre, dedicando-se à agricultura e à construção de instrumentos como o Fuchshorn, o Fuchszither e o Fuchsbassna. Limpe deixou os Anima Sound na década de 80. Desde então, auto propôs-se a ‘fazer música enquanto ouve a passagem do tempo… com simplicidade e emoção’. Actuando a solo ou com outros músicos, Limpe procura uma atmosfera de um outro mundo a partir dos sons e do silêncio do que a rodeia, com um entusiasmo infantil e sempre aberta a surpresas.
Vuduvum Vadavã (dj) é Marta-metade de Von Calhau! A sua paixão reside no absurdo, no estado selvagem e primitivo da linguagem, do pré-verbal ao palíndromo e outros jogos de palavra rebuscados. Essa investigação incide sobre a relação dos contrários, que podem ser complementares ou repelentes na sua combinação. Nas artes visuais e invisuais, canto/voz, performance, circuit-bending ou como DJ experimenta o ruído e o silêncio numa deriva conduzida pelo desconhecido.
Camila Vale (filmes) realiza, produz e actua em filmes, alguns dos quais estiveram presentes em festivais de cinema nacionais. Em 2020 foi uma das vencedoras da Bolsa de Criação da OUT.RA com o projeto cinematográfico ‘Solo Infértil. Vive no Barreiro, onde, juntamente com Margarida Albino, tem um laboratório analógico – ‘Lab Espiral.
Local | SMUP – Parede
Morada | Rua Marquês de Pombal, 319 – Parede
Data | 10 de Junho de 2021 | 18 horas
Entrada | 10 Euros (não sócios) 7 Euros (sócios SMUP) | Capacidade limitada, mediante as normas em vigor.
Reservas | geral@narizentupido.com
Cartaz | Von Calhau!
Evento | facebook.com/events/879592852589222
Sem Comentários