A vida é feita de pessoas. Umas vão, outras ficam. Algumas permanecem, para sempre, no nosso coração. Algumas deram-nos a conhecer o mundo, proporcionaram-nos descobertas inacreditáveis e inimagináveis, permitiram ser quem somos. Esquecer quem nos ensinou a ler e a escrever, a somar, subtrair, multiplicar ou dividir, não é possível.
Kobi Yamada decidiu escrever para (e)ternamente agradecer aos seus extraordinários e incríveis professores e, simbolicamente, a todos os professores do mundo, que fizeram dos seus dias uma aprendizagem contínua: uma felicidade.
“Obrigado, Professor!” (Caminho, 2021) é um livro sobre a gratidão. Um elogio, ou o reconhecimento sentido aos professores que tudo fazem para dar a conhecer novos mundos, aguçar a curiosidade e o gosto por aprender, estimular a imaginação e fortificar a auto-estima, permitindo acreditar que “as coisas mais importantes de todas não se expressam por palavras” – ou que as coisas mais difíceis de concretizar são as que mais orgulho nos dão. Este é um livro para lhes agradecer a diferença que fizeram na nossa vida.
O livro é feito de frases curtas, categóricas e plenas de significado, numa articulação harmoniosa com as ilustrações de cores suaves, que nos recordam as garatujas, os primeiros livros, a infância, o crescimento e quão gratificante é a aprendizagem.
As guardas iniciais apontam para um pequeno pormenor de bandeiras, assinalando um ambiente de alegria e proporcionando o registo de um agradecimento personalizado. As guardas finais são simples, sem padrão nem palavras, como se nada mais houvesse a acrescentar a tão carinhosas palavras de Kobi Yamada e aos belos desenhos de Natalie Russell.
Kobi Yamada é autor de livros que entraram na lista de mais vendidos do New York Times, e criador de várias obras inspiradoras. Deve o seu êxito aos professores incríveis e generosos que encontrou ao longo da vida.
Natalie Russell é ilustradora, autora, gráfica e professora. Dá aulas de ilustração na Universidade de Dundee, na Escócia, e é frequentadora assídua de festivais literários, bibliotecas e escolas, onde partilha o prazer que sente em ler e criar.
Sem Comentários