Com 2021 ao virar da esquina, revelamos os destaques do primeiro trimestre do grupo Penguin Random House, distribuídas pelas chancelas na área da ficção (Alfaguara, Companhia das Letras e Suma de Letras), não ficção (Objectiva e Arena) e infanto-juvenil (Nuvem de Letras e Nuvem de Tinta).
Companhia das Letras
“Quarentena – Uma História de Amor” | José Gardeazabal
Um ano após o início de um dos períodos mais desconcertantes das últimas décadas, José Gardeazabal, fala-nos de amor em Quarentena – uma história de amor. Uma introspecção inesperada, à porta fechada, sobre o que é o amor, onde começa, acaba e recomeça.
“O Avesso da Pele” | Jeferson Tenório
Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele, de Jeferson Tenório, é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira.
E ainda, até ao Verão:
– Estreia de Dulce Garcia na Companhia das Letras, com o romance “Olho da Rua”.
– Novos livros de Hugo Gonçalves, João Tordo e Afonso Cruz.
– “Viagem ao País do Futuro”, de Isabel Lucas
Alfaguara
“As Partículas Elementares” | Michel Houellebecq
Através dos seus percursos familiares e sentimentais caóticos, os dois protagonistas ilustram de modo exemplar a crise afetiva e sexual da sociedade ocidental ao mesmo tempo que indicam sinais de uma possível mudança.
E ainda:
Ao longo do ano, além de muitas outras novidades, serão publicados dois romances que têm figurado nas mais importantes listas de melhores do ano: “The Vanishing Half”, da autora americana Brit Bennett, e o vencedor do Man Booker Prize 2020, “Shuggie Bain”, de Douglas Stuart.
Suma de Letras
“Gambito de Dama” | Walter Tevis
Beth Harmon é um ícone na mente dos milhões de fãs de «Gambito de dama»: órfã, solitária, poli toxicómana, competitiva, frágil, genial. Uma Mozart do xadrez cuja inteligência lhe traz tantos sucessos como problemas.
“Instinto” | Ashley Audrain
Um drama psicológico tenso e impossível de deixar de ler sobre a formação e a destruição de uma família e de uma mulher cuja experiência de maternidade não é nada do que ela esperava e tudo o que ela temia.
“Somos (Mesmo) Uma Merda a Crescer” | Filipa Beleza
Um livro de uma jovem desencantada com a vida no geral.Uma mistura espectacular de crónicas e ilustração, ambas com um tom irónico e de humor, sobre temas tão fracturantes como a pressão das redes sociais, o sexo sem compromisso ou a ansiedade. O dia-a-dia de um verdadeiro millenial, portanto.
“O Homem Mais Feliz do Mundo” | Eddie Jaku
Da Austrália, uma pungente nota coragem e esperança chega-nos pela voz de Eddie Jaku, um centenário
sobrevivente de Auschwitz que se considera O homem mais feliz do mundo e que há 75 anos mantém a promessa mais importante que fez: sorrir todos os dias.
“O Império às Costas: Retornados e Pós-Colonialismo” | João Pedro George
João Pedro George, sociólogo, polémico cronista e exímio biógrafo, escrutina o Portugal pós-colonial numa análise inédita e de enorme fôlego: O império às costas: retornados e pós-colonialismo.
“A Incrível História de António Salazar” | Marco Ferrari
E, de Itália, chega-nos o interessante relato insólito sobre os dois últimos anos de vida de Salazar, líder da mais longa ditadura europeia. Em A incrível história de António Salazar, o ditador que morreu duas vezes, Marco Ferrari recorda um período em que a realidade superou a ficção: a queda de Salazar – da cadeira, do poder e da vida.
Arena
“Dias Felizes | Noites Tranquilas” | Constança Cordeiro Ferreira
Um manual do sono para pais e mães com bebés até aos 2 anos. Neste livro Constança põe o seu método em acção, criado através da observação e trabalho directo com milhares de bebés, ajudando pais e filhos a dormir melhor.
“Brincar à Maneira Dinamarquesa” | Iben Dissing Sandahl
Um guia para ajudar a formar crianças equilibradas, resilientes e saudáveis através do simples acto de brincar. Neste segundo livro Sandahl elabora mais o tema da educação dinamarquesa olhando para um dos pilares mais importantes para criar crianças felizes: a brincadeira livre, não estruturada.
“Meditação Plena” | Deepak Chopra
O livro fundamental do grande guru da meditação que o ajudará a alcançar uma vida livre de stress e cheia de alegria. Incorpora exercícios práticos de consciência e um programa de meditações para 52 semanas que o ajudará a revolucionar todos os aspectos da sua vida.
Suma de Letras
“Martin Luther King Jr. | David Bowie” | María Isabel Sánchez Vegara
A empoderadora coleção Meninos Pequenos, Grandes Sonhos está de volta para inspirar a próxima geração de pessoas excecionais! Desta vez, conhecemos o jovem David, que viria a transformar-se no Starman que deslumbrou o público com sua música, e o pequeno Martin, que seguiu o seu sonho e se tornou um dos mais importantes ativistas dos direitos civis.
“O Grande Livro dos Supertesouros que Realmente Importam” | Susanna Isern e Rocio Bonilla
Memórias, professores, natureza, animais, sonhos… As coisas que realmente importam podem ser muito diferentes para cada um de nós. São supertesouros valiosos que nos fazem felizes e dos quais devemos cuidar. Um álbum encantador que reúne a psicóloga Susanna Isern e a aclamada ilustradora e pedagoga Rocio Bonilla.
“Quando For Grande Quero Ser Criança” | Adélia Carvalho e Sérgio Condeço
Era uma vez um menino que não queria ser grande. E por isso, lançou o aviso: quando crescer, vai continuar a ser criança. Afinal, quem não quer continuar a saltar nas poças, fazer birras, não comer a sopa, fugir do bicho papão e dormir na cama dos pais?
Nuvem de Tinta
“Queres Ser Ator? Tenho Tanto para te Contar!” | Beatriz Frazão
Com apenas 16 anos, Beatriz Frazão é uma atriz com experiência de teatro, televisão e cinema e vários prémios nacionais e internacionais. Neste livro, desvenda alguns segredos do mundo do espectáculo e dá dicas e exercícios de representação para quem quiser seguir este sonho.
“Raízes Negras – 50 Figuras Visionárias que Mudaram o Mundo” | Lúcia Vicente e Gilda Barros
Quando o movimento de protestos anti-racistas BlackLivesMatter continua na ordem do dia, nada mais
oportuno do que celebrar neste livro algumas das personagens negras que fizeram e fazem história. São 50 biografas de homens e mulheres visionários e pioneiros que não deixam esquecer que podemos e devemos ir ainda mais longe.
“Imperio Implacável” | Rui Correia, António F. Nabais e Hélio Falcão
E eis que esta arrepiante colecção chega à época do Império Implacável, marcada pela entrada desenfreada do ouro em Portugal. Com o terramoto de Lisboa, o país sofreu um abalo ainda maior. O Marquês de Pombal pôs mãos à obra e trouxe a modernidade ao Reino. Mas trouxe mais: trouxe o terror.
Sem Comentários