O EDP Cool Jazz foi mais um dos festivais a saltar um ano por causa do Covid, regressando em Julho do próximo ano naquela que será a sua 17ª edição. Lionel Richie, Herbie Hancock e Yann Tiersen mantêm-se firmes no alinhamento que estava previsto para este ano, assim como Neneh Cherry, Kokoroko e Jorge Ben Jor. Novidades são as presenças de Miguel Araújo e Tiago Nacarato, em concertos que contarão, respectivamente, com as participações especiais de Rui Veloso e Bárbara Tinoco.
Com 37 nomeações para prémios como oscares, american music awards e globos de ouro, Lionel Richie foi premiado 17 vezes ao longo dos anos pelos seus álbuns e temas únicos. Actualmente, é júri do American Idol EUA e continua a pisar os palcos com a “Hello! Tour’”.
Yann Tiersen é músico de vanguarda, multi-instrumentista e compositor, que domina instrumentos como piano, sanfona e violino. Durante toda a sua carreira compôs bandas sonoras para filmes como “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, “Good Bye, Lenin!”, “O que a Lua Revela” ou “Alice e Martin”. Tem uma dezena de álbuns autorais editados desde 1995, entre os quais ‘Le Phare’ (1998), ‘L’Absente’ (2001) e ‘Dust Lane’ (2010), e seis álbuns de composições para cinema, tendo editado em 2019 o seu último álbum “All”.
Herbie Hancock é um dos maiores ícones do jazz. Referência absoluta na música mundial, o artista é um dos principais responsáveis pela renovação constante do jazz com variantes como o post-bop. “Cantaloupe Island”, “Watermelon Man”, “Maiden Voyage”, “Chameleon” e os singles “I Thought it Was You” e ” Rockit “, são algumas das composições mais marcantes de hancook. A importância do artista norte-americano é vital na renovação constante do jazz mas também para constantes ligações e conexões do jazz a géneros como o soul, r&b e mesmo o hip-hop.
O mais recente trabalho contou com a produção do guru Four Tet, uma espécie de mago de uma nova geração de música electrónica, e que conseguiu redimensionar o talento intacto de Neneh Cherry, um nome ligado a um imaginário intemporal como “Woman”, “Buffalo Stance” e o super single da década de 90 intitulado “7 Seconds”, uma parceria com Youssou N`Dour.
Jorge Ben Jor é um dos “arquitectos” da música popular brasileira. Músico com papel fundamental no desenhar de uma nova abordagem ao samba, misturando com elementos do funk e rock, entre muitos outros géneros.
Filhos do jazz, a banda londrina adiciona uma nova roupagem aos sons clássicos, acrescentado os ritmos do afrobeat aos seus arranjos. Nasceram em Londres, onde a multiculturalidade da cidade os juntou, trazendo as raízes da áfrica ocidental para a base do jazz, criando um ambiente único em palco. A banda editou em 2019 o álbum “Kokoroko”, que conta com originais como “Abusey Junction” ou “Ti-De”, trazendo a festa instrumental a todos os fãs da nova escola de jazz.
Miguel Araújo marca a actualidade da música portuguesa. Nome incontornável, o artista do Porto é uma das vozes inconfundíveis do panorama da música nacional. O autor tem 4 discos editados a solo: “Cinco Dias e Meio” (2012), “Crónicas da Cidade Grande” (2014), “Cidade Grande Ao Vivo no Coliseu do Porto (2015) e “Giesta” (2017). “Anda Comigo Ver os Aviões”, “Maridos das Outras”, “Pica do Sete” e “Dona Laura” são algumas das suas composições mais conhecidas. Na mesma noite, Tiago Nacarato convida Bárbara Tinoco para uma participação especial.
Os bilhetes emitidos para a edição de 2020 são válidos para a edição em 2021, não sendo necessário fazer a troca. Em caso de reembolso, e no seguimento da aprovação da Lei 19/2020 de 29 de Maio de 2020, os portadores de bilhetes têm direito à emissão de um vale de igual valor ao preço pago, a ser solicitado no local onde adquiriu o bilhete.
Relativamente aos vales, estas são as regras de acordo com a Lei 19/20 de 29 de Maio de 2020:
•O pedido de vale tem de ser feito no ponto de venda onde adquiriu o bilhete.
•A troca do bilhete por vale tem de ser feita até 31 de Janeiro de 2021 (aplicável a todos os concertos do festival).
•Os portadores de bilhetes têm direito à emissão de um vale de igual valor ao preço do bilhete.
•O vale será emitido à ordem do portador do bilhete e é transmissível a terceiros por mera tradição.
•É válido até 31 de Dezembro de 2021.
•Tem possibilidade de ser utilizado na aquisição de bilhetes para o mesmo espetáculo a realizar em nova data ou para outros eventos realizados pelo mesmo promotor.
•Mantém o seguro que tiver sido contratado no momento da aquisição do bilhete.
•Caso o vale não seja utilizado até ao dia 31 de Dezembro de 2021, o portador tem direito ao reembolso do valor do mesmo, a solicitar no prazo de 14 dias úteis.
Promotora: Live Experiences
Sem Comentários