Está mais indie do que nunca a edição de 2020 do Vodafone Paredes de Coura, que este ano decidiu trocar os nomes consagrados por outros mais emergentes, regressando assim ao seu ponto de partida. Nas últimas semanas o cartaz viu-se preenchido com mais um lote de peso: Mall Grab, Antal, Princess Nokia e Soulwax. Ficam as devidas apresentações, sempre à boleia dos press releases. E com banda sonora a acompanhar.
O produtor australiano Jordan Alexander inspirou-se no termo utilizado para criticar ironicamente o uso incorreto do skate – quando é utilizado como um acessório normalmente o topo do skate é encostado à roupa – para de certa forma demonstrar a natureza livre e descontraída que utiliza nas suas produções. Mall Grab nasceu em Newcastle e desde muito cedo descobriu a sua paixão pela música, inicialmente pela colecção de discos de rock dos pais e mais tarde pela electrónica e dance music. Amplamente aclamado pela indústria, a música de Mall Grab chega ao Vodafone Paredes de Coura através do recém-lançado Sunflower.
Fundador da editora holandesa Rush Hour, Antal prefere não rotular a sua música. Em vez disso, admite a sua paixão obsessiva pela indústria. Ao contrário de muitos, que apenas o afirmam e não o demonstram, o DJ prova essa dedicação desde 1996 enquanto toca um pouco por todo o mundo. Tal como a sua biografia os seus sets levam-nos por intensas viagens desde o house de Chicago e Detroit até ao invulgar funk Africano.
Natural de Nova Iorque, a rapper Destiny Frasqueri passou por pseudónimos como Destiny e Wavy Spice, até que a marca finlandesa disponibilizou o nome, e pode então adoptar o conhecido Princess Nokia (na foto). O autobiográfico “Destiny” (2012) foi tema de estreia, mas foi com faixas improvisadas como “Bitch I’m Posh” e “Yaya” que a jovem artista estendeu a sua comunidade de seguidores. Com o interesse de editoras a aumentar, aumentaram também as suas inseguranças em confiar na indústria musical, por isso decidiu assumir o alter ego de Princess Nokia e lançar de forma independente as mixtapes Metallic Butterfly (2014), Honeysuckle (2015) e o EP 1992 (2017).
Depois de actuar um pouco por todo o mundo, a rapper norte americana apresenta A Girl Cried Red (2018) onde introduziu o seu público a sonoridades emo e hip-hop. Mais recentemente, partilhou “Balenciaga” (2019), single que abre a porta para um novo disco esperado ainda para este ano.
A banda de rock electrónico, Soulwax é um projecto de longa data dos irmãos Stephen e David Dewaele. Juntamente com o baixista Stefaan Van Leuven e o baterista Piet Dierickx, o quarteto formou-se em Ghent, Bélgica, e logo em 1996 lançou o álbum de estreia Leave the Story Untold. O ano de 1998 foi marcado pelo lançamento do segundo disco Much Against Everyone’s Advice e de mudança de trajectória na carreira dos irmãos Dewaele, o foco direcionou-se para 2manydjs. Graças à liberdade criativa alcançada, os seus temas tornaram-se cada vez mais populares e o lançamento de novos álbuns e remixes cada vez mais cativantes transformou-os num hit de culto. A ambiciosa banda de rock electrónico uniu-se também a artistas como LCD Soundsystem, Hot Chip e MGMT. O mais recente disco, Essential foi lançado em 2018 e tal como From Deewee, foi gravado em apenas um registo.
Promotora: Ritmos
Sem Comentários