O Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian recebe, no próximo dia 16 de Fevereiro, o festival Portas Abertas – Rising Stars. Será um dia inteiro dedicado à música com os mais promissores músicos europeus num ambiente festivo e informal. A entrada é gratuita.
Estas novas estrelas da música integram um programa desenvolvido pela ECHO – European Concert Hall Organisation, uma rede que engloba uma série de prestigiadas salas de concertos, da qual a Fundação faz parte. As instituições envolvidas nesta rede seleccionam, anualmente, jovens músicos de excepcional talento que, para além de receberem formação, têm a oportunidade de actuar nos diversos palcos associados, onde actuam os grandes intérpretes da música mundial.
A 6.ª edição do Portas Abertas – Rising Stars abre com o recital do jovem trompetista Simon Höfele, que interpretará obras de Gershwin, Ravel, Miroslav Srnka e Georges Enesco. Segue-se o recital do clarinetista Magnus Holmander com obras de Schumann, Arvo Pärt, Debussy, Luigi Bassi e Molly Kien. Mais tarde apresenta-se no palco do Grande Auditório a violinista Noa Wildschut para interpretar obras de Schubert, Joey Roukens e Prokofiev. O violoncelista Pablo Ferrández apresenta obras de Max Bruch, Antón García-Abril e César Franck. Segue-se o português João Barradas (acordeão) com peças de Bach, Keith Jarrett e Luciano Berio. A terminar, sobe ao palco o Goldmund Quartett (na foto), que irá interpretar obras de Haydn, Dobrinka Tabakova e Debussy.
Para além das apresentações dos Rising Stars, o programa Portas Abertas inclui ainda actividades e oficinas para toda a família, masterclasses com os jovens músicos e exibição de vídeos educativos sobre os instrumentos da Orquestra Gulbenkian e os bastidores do Grande Auditório. Mais informações aqui.
Sem Comentários