Este é, de todos os Inventários publicados com o selo da Kalandraka, o mais delicioso da já extensa colecção. “O Inventário dos Frutos e Legumes” (Kalandraka, 2019), mais um resultado da parceria de sucesso constituída por Virginie Aladjidi (textos) e Emmanuelle Tchoukriel (ilustrações), reúne cerca de uma centena de alimentos dados à vida saudável e à nutrição: plantas comestíveis que se podem consumir cruas ou cozinhadas.
Nesta ementa ilustrada, com pormenores que vão ao caroço e à semente, há frutos, talos, bolbos, raízes, folhas, flores e até produtos como chás, cafés, compotas ou chocolates, que se obtêm a partir das suas matérias-primas. Passam também por esta cozinha visual especiarias, cogumelos, algas e outros ingredientes que vão dos mais fáceis de encontrar nas prateleiras do supermercado – uvas e batatas – aos mais exóticos, que exigem uma visita a uma loja especializada – já experimentaram uma receita que envolva carambola ou trombeta-negra?
Este inventário contou com a supervisão de Paule Lacroix, Professora em Engenharia Agrónoma, que ajudou a que o leitor menos dado a este mundo carregado de vitaminas consiga fazer uma distinção entre o conceito botânico da planta e o termo culinário que resulta da sua elaboração para o consumo humano.
Os frutos e legumes incluídos neste inventário são apresentados por cores em representações muito diversas, sejam associados à flor do qual procedem, no seu meio natural ou já colhidos, inteiros ou partidos. Não faltam também os insectos, como abelhas ou pequenos herbívoros, que ajudam a dar uma ideia mais aproximada do espaço natural que frutos e legumes habitam.
As ilustrações seguem o formato a que já nos habituámos nos anteriores volumes: um toque naturalista com a predominância da aguarela e o traço com caneta rotring. Para cada uma das estampas, indica-se o nome comum, o nome científico e uma pequena descrição. Após a leitura uma visita à frutaria do bairro torna-se obrigatória.
Durante anos, Virginie Aladjidi trabalhou em revistas juvenis e editoras. Actualmente dedica-se à criação de colecções de livros e textos em colaboração com Caroline Pellissier.
Emmanuelle Tchoukriel estudou Artes Aplicadas e desenvolveu a sua formação no âmbito da comunicação visual antes de ingressar na Escola Estienne de Paris e de se especializar em ilustração médica e científica.
Outros Inventários kalandraka:
Inventário ilustrado dos animais com cauda
Inventário ilustrado dos animais
Inventário ilustrado dos insetos
Inventário Ilustrado dos Mares
Sem Comentários