Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sinopse
Ter 9 anos e ¾ pode ser bem mais difícil do que aquilo que parece.
Para ajudar a passar o tempo sem morrer de tédio, a Francisca decide pegar no diário que uma tia-avó lhe deu há mil anos e começar a escrever à mão, como se a Humanidade tivesse voltado à pré-história!
Perdida por cem, perdida por mil, não?
Sobre a Autora
Jornalista de formação (Universidade Católica Portuguesa), Maria Inês Almeida dedica-se à autoria de livros infanto-juvenis. Recebeu o Prémio Revelação do Clube de Jornalistas, em 2005. Foi sempre freelancer.
Publicou “Contos Pouco Políticos”, recolhendo histórias para crianças escritas por políticos, e, como autora “Sabes que também podes ralhar com os teus pais?”, “Sabes onde é que os teus pais se conheceram?”, “Quando eu for… Grande” (que integra o Plano Nacional de Leitura, foi nomeado em 2011 como um dos três candidatos ao prémio do melhor livro infanto-juvenil da Sociedade Portuguesa de Autores e foi traduzido em 2013 para castelhano. Também vai ser publicado na China. Os dois últimos títulos figuraram na lista “100 livros para o futuro” apresentada por Portugal como convidado de honra à Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha em 2012.
Escreveu cinco biografias (de Amália Rodrigues, Almeida Garrett, Michael Jackson, Amélia Rey Colaço e Almada Negreiros) para a colecção juvenil Chamo-me…, o texto das bandas desenhadas “O estranho caso das 3 professoras”, “Festival de Verão em risco! Eleições na escola” (também incluídas no PNL) para a Liga Portuguesa Contra o Cancro e Vicente em viagem… a caminho do Rally de Portugal, publicado pelo Automóvel Club de Portugal como o seu primeiro livro de prevenção rodoviária infantil (igualmente no PNL). Também para o ACP e no PNL está o livro “O júnior na Cidade” (versão 1º ciclo versão pré-escolar)
Em parceria com Joaquim Vieira, é co-autora da colecção juvenil Duarte e Marta (igualmente no PNL), de que já foram publicados seis volumes.
Publicou “Quanto tempo dura a tua Cara?”, “A Casinha de Bonecos”, “Pais à escolha num Centro Comercial Perto de Ti”, “Quando é que eu passei a acreditar no Pai Natal?”, “A Última Árvore”, “História do Sporting para Leões e Leõezinhos” e ainda “Deus É Amigo do Homem-Aranha”, uma recolha de frases de crianças portuguesas sobre os mais diversos temas.
Em Dezembro de 2013, deslocou-se a Timor-Leste para o pré-lançamento do seu livro “Teki” na Ginástica, escrito no âmbito de um projecto de incentivo à leitura entre as crianças timorenses. E, em 2014, visitou também algumas escolas portuguesas em Boston, New Bedford e Taunton.
Manteve na revista de domingo do Correio da Manhã uma crónica semanal intitulada «Anda uma mãe a criar um filho…» que deu origem ao livro Coração de Mãe nunca se engana.
“As Nuvens”, “José, come a Sopa”; “José vai à praia”; “José vai ao médico” e o livro “A admirável aventura de Malala “são os seus livros mais recentes.
Tem o blogue ondevamoshoje.blogs.sapo.pt, destinado a apresentar propostas diárias de diversão e ocupação dos tempos livres para as crianças.
Editora: Nuvem de Letras
Sem Comentários