José António Rodrigues Pereira nasceu 1948. Frequentou a Escola Naval, sendo promovido a capitão-de-mar-e-guerra em 1999. Foi professor da Escola Naval e director do Museu de Marinha. É académico emérito da Academia de Marinha e académico honorário da Academia Portuguesa da História, e também autor de outras duas obras: “Grandes Batalhas Navais Portuguesas” e “Grandes Naufrágios Portugueses”, ambas publicadas pela editora A Esfera dos Livros.
“Homens Do Mar” (A Esfera dos livros, 2019) apresenta-nos a mais de 50 personagens fundamentais (navegadores, descobridores, cartógrafos, cientistas, militares, e estrategas) para o conhecimento da história marítima portuguesa – uma História que se confunde com a história da própria Nação Portuguesa, com um litoral de 1102 quilómetros.
O livro insere as biografias destes homens ligados ao Mar, de D. Fuas Roupinho, comandante das galés de D. Afonso Henriques – e que foi o primeiro a obter uma vitória no mar contra os mouros -, a Alpoim Galvão, incluindo figuras absolutamente incontornáveis de uma história nacional de cerca de 900 anos como o Infante D. Henrique, Padre António Vieira, Gil Eanes, Diogo Cão, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Bartolomeu Dias , Afonso de Albuquerque, Gago Coutinho, Sacadura Cabral ou os Reis D.João II, D.Luís I ou D.Carlos.
É um livro que resgata também outros portugueses menos conhecidos, como o são Pedro e Jorge Reinel, considerados os maiores cartógrafos do seu tempo; Gabriel Ançã, que se destacou no socorro a náufragos; ou Afonso Júlio de Cerqueira, oficial da Armada que se notabilizou, para a posteridade, nas campanhas militares no Sul de Angola durante a Primeira Grande Guerra Mundial Personalidades que, na sua globalidade, marcaram de forma inequívoca a História Marítima Portuguesa: pela sua experiência, pelo modo como souberam transmitir o seu saber e pela sua visão corajosa e sagaz.
Sem Comentários