De 16 a 19 de Maio, Óbidos recebe a terceira edição do Festival Latitudes – Literatura e Viajantes. Viagens escritas, faladas, ilustradas, por livrarias, por terra, céu e mar, são as propostas para um fim-de-semana que vai reunir alguns dos nomes mais sonantes nas áreas da Literatura e das Viagens.
O programa contempla actividades direccionadas para vários públicos, tendo a organização reforçado a oferta para a comunidade escolar, desenhando também novas propostas para famílias – nomeadamente oficinas musicais, leituras animadas e visitas guiadas.
Para além das três exposições que serão inauguradas no primeiro dia do evento, destaque para a conferência de abertura, que será proferida pelo Capitão-de-fragata do Navio Escola Sagres, António Maurício Camilo, e que abordará a sua experiência de comandar uma das embarcações mais bonitas e emblemáticas do País.
Várias sessões e debates ligados às áreas da literatura terão lugar, com realce para a masterclass dada por Maria Alexandre Lousada, ligada ao tema Literaturas de Viagem – Viajantes, turistas e leitores, à sessão dedicada aos “blogs de viagens, contando histórias por meios digitais”, e ao lançamento da segunda edição do prémio Discoveries Awards da Via Verde.
No último dia realizar-se-á a mesa de autores subordinada à temática Viagem ao Desconhecido, com os escritores Paulo Moura e Maria João Castro, moderada pela jornalista Vanessa Ribeiro Rodrigues. O evento termina com uma conferência de encerramento ligada ao espaço, uma metáfora para o futuro, no qual o astrofísico Alberto Negrão irá debruçar-se sobre a exploração espacial, num momento em que se celebra o 50.º aniversário da primeira viagem do Homem à Lua – uma iniciativa que conta com o apoio do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Concertos e apresentação de filmes completam o programa do evento, num total de 24 actividades. Todas as iniciativas são de participação gratuita. O programa completo pode ser consultado aqui.
Sem Comentários