Pianista, compositora, arranjadora e organizadora de actividades culturais Poderia ser este o cartão-de-visita de Hania Rani, que se estreia este mês em Portugal com dois concertos fora do rebuliço urbano dos sítios do costume: 25 de Janeiro no CAE de Portalegre e, no dia 26, no Teatro de Vila Real.
Laureada em competições internacionais, Hania Rani tão depressa toca com a Filarmónica Nacional Polaca no teatro de Varsóvia como em festivais como o Opener, Soundedit ou Eurosonic. Há mais de 6 anos que cria a sua própria música e a insere em diversos contextos como o cinema, o teatro e algumas experiências em géneros diferentes do seu. Está também na vanguarda musical da Polónia ao ter sido a fundadora do evento Piano Day, em Varsóvia e por ter vencido a competição Firestone Headliners of Tomorrow.
No concerto de dia 25 de Janeiro, irá apresentar o reportório do seu disco a solo (ainda por editar), enquanto no dia seguinte apresentará um concerto mais clássico na companhia da violoncelista Dobrawa Czocher. Para aqueles que andam a chorar o facto de já não existirem bilhetes para o concerto de Ólafur Arnalds, têm aqui dois motivos para celebrar o piano.
Foto: KInga Karpati
Sem Comentários