A compositora, flautista e saxofonista Nubya Garcia, considerada a maior promessa da actualidade do jazz, regressa a Portugal a 12 de Julho para integrar o cartaz do Julho é de Jazz 2019, o ciclo do gnration que apresenta em Braga alguns dos mais importantes nomes do jazz moderno.
Nubya estreou-se em Portugal na edição de 2018 do festival Milhões de Festa, ano em que também conquistou o maior destaque da imprensa internacional e que a levou às melhores salas e festivais um pouco por todo o mundo. Apadrinhada por influentes do jazz moderno, como Gilles Peterson ou a Jazz FM, os elogios à saxofonista são constantes. A revista Rolling Stone referiu que se há um nome no mundo do jazz a seguir em 2018 esse nome é o de Nubya Garcia. Baseada em Londres, Garcia é uma das artistas representantes da emergente e vibrante vanguarda jazz surgida no último ano no Reino Unido. O disco de estreia, “Nubya’s 5ive”, lançado em 2017 pela Jazz re:freshed, uma das editoras responsáveis pelo falatório da recente cena britânica, encontra-se totalmente esgotado e tornou-se já num objecto discográfico bastante procurado por melómanos e coleccionadores de discos. Já este ano, Nubya Garcia lançou, em edição em nome próprio, o EP “When We Are”, apresentando duas novas composições e duas remisturas. O disco teve Sam Shepherd, dos Floating Points, como mentor. Para além da sua carreira a solo, Garcia integra o premiado septeto Nérija e ainda Maisha, ensemble liderado pelo baterista Jake Long com álbum de estreia lançado este mês pela Brownswood Recordings, editora do britânico Gilles Peterson. Filha de mãe oriunda do Guiana e pai do Trindade e Tobago, Nubya Garcia é a mais nova de quatro irmãos e foi introduzida à música aos quatro anos. Aos 10 anos, depois de uma passagem pelo violino e pelo piano, descobriu o saxofone. Com 13 anos, descobre o jazz através de dois discos oferecidos pela sua mãe, “Kind of Blue” (1959) de Miles Davis e “Maiden Voyage” (1965) de Herbie Hancock. John Coltrane, Dexter Gordon, Pharoah Sanders, Sonny Rollins e Fela Kuti são os saxofonistas que apontam como a sua maior influência.
O ciclo Julho é de Jazz decorrerá de 11 a 13 de Julho de 2019 e tem lugar no pátio exterior do gnration. Um reduzido número de passes gerais (50 passes) pode já ser adquirido por apenas 20 euros.
Parte integrante da programação trimestral Jul-Set do gnration, o ciclo apresentou nos últimos quatro anos alguns dos nomes maiores da actualidade do jazz. The Bad Plus, Peter Brötzmann,
Get The Blessing, Steve Noble, Joe Morris ou Evan Parker são alguns dos internacionais que passaram por Braga. Os portugueses Bruno Pernadas, Carlos Bica & João Paulo Esteves da Silva, Rodrigo Amado Motion Trio, Hugo Carvalhais e João Guimarães, entre outros, representaram o jazz nacional.
Bilheteira
Passe geral pré-venda (limitado a 50 unidades) · 20 euros
Passe geral · 25 euros
Quinta 11 julho · Programa a anunciar em breve· 9 euros
Sex 12 Julho · Nubya Garcia · 9 eur
Sábado 13 Julho · programa a anunciar em breve · 7 euros
Os passes gerais em pré-venda podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.
Foto: Fabrice Bourgelle
Sem Comentários