No próximo dia 4 de Outubro, o programa para o último trimestre de 2018 do centro cultural bracarense, carinhosamente conhecido como gnration, arrancará com os rockers psicadélicos japoneses Acid Mothers Temple. Com uma história dedicada ao improviso por mais de duas décadas, e uma discografia composta por mais de 100 edições, os Acid Mothers Temple foram fundados em 1995 pelo guitarrista Kawabata Makaboto. O regresso a Portugal marcará também uma nova formação no colectivo, com a estreia do vocalista Jyonson Tsu. Na mesma noite sobem também ao palco os bracarenses The Nancy Spungen X.
O compositor alemão de música contemporânea Karlheinz Stockhausen será relembrado a 12 de Outubro com a interpretação de algumas das suas peças. “Telemusik” e “Kontakte” vão ser levadas a palco pelo piano de Patrícia Martins, a percussão de Michael Pattmann e a electrónica de Ricardo Guerreiro.
Convidado a integrar o programa Scale Travels, iniciativa que alia arte e nanotecnologia em projecto pioneiro, o gnration receberá o conceituado artista visual francês Joanie Lemercier, que apresentará na galeria INL uma nova instalação audiovisual. “Microscapes” resulta da residência artística levada a cabo este ano no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, e estará patente para visita de 15 de Outubro a 12 de Janeiro. A entrada é gratuita.
De 26 a 28 de Outubro, o gnration receberá a oitava edição do festival de música eletrónica e arte digital Semibreve. Encarregue de fechar as noites do festival, pelo gnration vão passar Jlin, RP Boo, SØS Gunver Ryberg e DJ Stringray. Além de instalações artísticas patentes para o festival, o SEMIBREVE e o gnration, em parceria com a Bienal de Arte de Cerveira, apresentam a exposição “Uma perspectiva sobre a vídeo arte portuguesa – anos 80”, mostra que reúne em primeira-mão trabalhos recuperados de artistas portugueses da década de 80 na área do vídeo.
O destaque maior do trimestre vai para aquele que é considerado um dos “gurus” da música electrónica da atualidade. James Holden, produtor britânico de música electrónica, regressa a Portugal a 8 de Novembro depois de ter passado em Agosto pelo festival de música eletrónica Neo Pop, em Viana do Castelo. À Blackbox do gnration, James Holden trará o mais recente disco, “The Animal Spirits”. Holden juntará em palco a banda que o acompanha no disco, formada pela bateria do londrino Tom Page, o saxofone de Etienne Jaumet, a corneta de Marcus Hamblett, a cantora Liza Bec e o percussionista cósmico Lascelle Gordon.
Outro nome a destacar na programação é o da japonesa Midori Takada. Aos 66 anos de idade, Midori Takada está nas bocas do mundo, muito por culpa do entusiasmo colectivo à volta dos seus primeiros discos e pelas consequentes reedições que surgiram após esse acontecimento. Em Braga, a compositora e percussionista apresentar-se-á em concerto na Capela Imaculada do Seminário Menor, uma capela de arquitectura moderna e um dos ex-libris da cidade. O concerto insere-se no ciclo gnration@, iniciativa que pretende dinamizar actividades culturais em locais emblemáticos de Braga e que levou já Lee Ranaldo a actuar num salão medieval do século XIV. O concerto realiza-se a 13 de Novembro e o acesso é gratuito mediante apresentação de bilhete para outro espectáculo de música do mesmo trimestre.
A 16 e 17 de novembro, o gnration voltará a receber mais uma edição do Festival Para Gente Sentada, a quarta consecutiva na cidade de Braga. O programa completo de concertos, que se divide entre Theatro Circo e gnration, será revelado em breve.
Exímia violinista, figura da cena musical independente de Montreal, Jessica Moss deu-se a conhecer com os A Silver Mt. Zion. Depois de uma apetitosa estreia com “Pools of Light” em 2017, Moss regressa aos discos um ano depois com “Entanglement”, novamente pela Constellation Records. Apresenta-o em Braga a 4 de Dezembro.
Na dança, a 7 de Dezembro, o gnration receberá “EXI(s)T(s)”, o novo trabalho da coreógrafa e performer portuguesa Mariana Tengner Barros. Uma semana depois, o coreógrafo Flávio Rodrigues desenvolverá uma residência artística no laboratório transdisciplinar Guelra. O resultado final da residência artística será apresentado publicamente a 14 de Dezembro.
A fechar a programação, o gnration receberá o Ocupa, perspectiva sobre a música electrónica e arte digital em Braga. Para a sua terceira edição o Ocupa abre a porta a um convidado internacional, o britânico Roly Porter. Outrora parte integrante do pioneiro duo Vex’d, Roly Porter é nome a ter em conta na música electrónica. Com “Third Law”, o mais recente disco, editado pela Tri Angle em 2016, Porter arrecadou as melhores críticas da imprensa especializada que o colocaram como uma figura de interesse deste então.
Do programa consta ainda uma encomenda conjunta aos bracarenses David Machado, Dora Vieira e Tundra Fault, com visuais por Distorted Vision, e a apresentação final do Clube de Inverno, este ano liderado pela editora portuense Crónica. Também novidade será um programa de conversas sobre a relação entre tecnologia, arte e performance, com a participação de artistas e académicos.
No programa de serviço educativo, o gnration propõe um conjunto workshops e espectáculos para crianças e jovens. Com o início de um novo ano lectivo, regressa também o ciclo Primeiros Bits, sessões que ensinam crianças e jovens da cidade de Braga a criar música recorrendo às novas tecnologias. As novas sessões decorrem a 10 Outubro, 21 Novembro e 5 Dezembro. Do programa fazem também parte os workshop de Mistura e Finalização (20 outubro), Pequenos Makers (13 Outubro), Clube Arduíno (10 Novembro), Coderdojo Braga (20 Outubro + 10 Novembro), Robótica para Crianças (17 Novembro) e Max for Live (24 Novembro). A 13 e 14 de Dezembro, a segunda edição do Clube de Inverno, este ano coordenado pela editora Crónica, convida artistas a participarem em sessões de exploração e improvisação.
Os bilhetes para o trimestre podem já ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.
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