1 mapa e 12 sítios. É este o lema continuado da colecção A Minha Cidade, que viu chegar às livrarias mais um título que apresenta, como novidade, o facto de o autor e o ilustrador serem a mesma pessoa: Andrés Sandoval, que nos leva numa visita guiada e ilustrada à cidade de “São Paulo” (Pato Lógico, 2018), Brasil.
O mapa é servido na (quase) exclusividade bi-color do vermelho e do verde, com o foco a estar apontado a uma ideia de topografia. “Marquei árvores, rios e colinas e destaquei os seus nomes em tupi. Os desenhos sugerem um passeio que pode levar três dias ou uma vida inteira“, resume Andrés na nota ao mapa gigante.
E que 12 lugares desta cidade imensa e desordenada escolheu o autor/ilustrador? Lugares como a Pedra Grande, “de onde se descortina uma ampla vista da cidade“; Sampã, um edifício de estilo Art Déco inaugurado em 1947, que tem no alto “uma lanterna avarandada“; o Museu de Arte de São Paulo, desenhado pela arquitecta Lina Bo Bardi, que exibe “uma das melhores colecções de arte da América Latina, que parece flutuar nos seus singulares cavaletes de vidro e betão“; o Teatro Oficina, cujo espaço “lembra um terreno de Umbanda, uma aldeia tecoá, um navio, uma tua coberta em constante construção“; a Feira Livre, “um lugar para se lambuzar“; o Café Floresta, “gerido por uma família de portugueses da Guarda“; ou Jaraguá, “uma rocha de quartzo branca e muito resistente“.
Numa linha apenas, Andrés Sandoval traça uma sinopse desta cidade brasileira e, sobretudo, de quem nela habita: “Os paulistanos não desanimam com grandes deslocamentos. Andamos rápido e temos olhos atrás da cabeça“. Andrés que veio do Chile em criança, estudou arquitectura e urbanismo e se dedica, agora, a “desenhar e a fazer livros“. E que, por entre ilustrações que tocam o urbano e sobretudo o natural, faz um auto-retrato de si próprio ligado à cidade que escolheu como morada: “Da minha casa avisto o Pico do Jaraguá, o meu escritório indica o Anhangabaú, trabalhei no Teatro Oficina, a Água Branca é o meu parque preferido e sou fá de Cambuci“. Mais uma cidade do mundo para desdobrar e descobrir pelos olhos, mãos e pés de quem a habita.
Outros títulos da colecção A Minha Viagem:
Sem Comentários