A exposição Iconic Bowie, que reúne fotografias da autoria de Terry O’Neill, Markus Klinko, Norman Parkinson, Justin de Villeneuve e Gerald Fearnly, será apresentada pela primeira vez em Portugal – e de entrada livre – entre os dias 5 de Setembro e 4 de Novembro, mais concretamente no ArrábidaShopping (Vila Nova de Gaia), numa parceria com a conceituada agência de gestão de arquivos fotográficos no mundo, Iconic Images.
A exposição é composta por 40 fotografias e conta com David Fonseca, músico e fotógrafo, na co-curadoria, partilhada com Cristina Carrillo de Albornoz Fisac, crítica de arte, autora de livros e curadora que trabalha com a Iconic Images, museus e galerias de todo o mundo. David Fonseca assume também a direcção artística do programa musical paralelo da mostra.
A exposição percorre mais de 40 anos de carreira e vida de David Bowie, desde o retrato do jovem artista de Gerald Fearnley para o seu álbum de estreia, passando pelos anos de Thin White Duke, Ziggy Stardust e Diamond Dogs, com Terry O’Neill, até ao seu vigésimo segundo álbum de estúdio com o registo fotográfico de Markus Klinko em Nova Iorque, em 2002.
“A exposição não é apenas uma extraordinária homenagem ao músico considerado um dos génios da história da música do século XX, mas retrata de forma pungente e através do trabalho de seis fotógrafos de topo a essência da sua vida e carreira musical. Uma jornada de experimentação incessante e incrível versatilidade, a interminável reinvenção de Bowie e a sua quebra de fronteiras entre os estilos musicais“, refere a curadora Cristina Carrillo de Albornoz Fisac.
Com carreiras notáveis, os fotógrafos Terry O’Neill, Markus Klinko, Norman Parkinson, Justin de Villeneuve, Milton H. Greene e Gerald Fearnly são autores de fotografias que se tornaram verdadeiras lendas da iconografia ligada ao cinema, à moda e à música.
Durante os dois meses da exposição Iconic Bowie estão previstos vários momentos de programação paralela: ciclo de cinema nas salas UCI Arrábida com estreia inédita em Portugal, em sala, do documentário “David Bowie: The Last Five Years”, a par de outros títulos a anunciar; actuações musicais com programação de David Fonseca, que trará alguns artistas convidados para interpretarem músicas de David Bowie em versões minimalistas; o lançamento especial de livro/catálogo das fotos da exposição e merchandising.
Sem Comentários