É já no próximo dia 9 de Junho que se celebra mais uma Noite da Literatura Europeia, organizada pela EUNIC Portugal, que volta a encher as ruas de Lisboa com as palavras de autores europeus numa nova edição do serão literário mais intenso da capital.
Este ano a festa literária muda-se para o Bairro Alto, ocupando diversos espaços entre a Rua do Século e a Calçada do Combro, como a Secretaria-Geral do Ambiente, o Convento dos Cardaes, a Academia das Ciências de Lisboa, a Liga dos Combatentes, o Atelier-Museu Júlio Pomar, o Tribunal Constitucional, a Igreja de Nossa Senhora de Jesus ou a Galeria Ratton.
Pela primeira vez, a Noite da Literatura Europeia arranca com um espectáculo de abertura. Às 18h00, no Liceu Passos Manuel, a associação cultural Miso Music Portugal e a Companhia Maior apresentam um “coro falado”, a partir de um conjunto de poemas de autores portugueses. Entre as 19h00 e as 23h30, têm lugar as habituais leituras de excertos de obras europeias, com uma duração de 10 a 15 minutos, que se realizam de meia em meia hora para dar ao público a possibilidade de assistir às várias apresentações.
Mas há mais novidades na Noite da Literatura Europeia deste ano. Entre as 15h00 e as 16h00, está marcado um encontro com autores na Feira do Livro de Lisboa e, a partir das 19h00, na Liga dos Combatentes, será lançado em estreia absoluta o livro “Privilégio de Penumbra”, de Felipe Benitez Reyes, traduzido por Vasco Gato e editado em Portugal pela Abysmo.
Nesta 6.ª edição estão representados 14 países: Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia. As obras literárias escolhidas percorrem temas tão variados como as convulsões e conflitos sociais, a identidade, o pós-guerra, a infância, a vida quotidiana e o amor.
“Fora de Si”, da escritora alemã Sasha Marianna Salzmann, traça a história de uma família ao longo de quatro gerações e acompanha a protagonista na busca da sua própria identidade. “A Esperança Maior” é um romance autobiográfico de Ilse Aichinger, considerada a maior representante da literatura austríaca do pós-guerra. “Memórias da Floresta”, do premiado autor croata Damir Karakaš, é uma obra de culto sobre a infância e os desafios do crescimento que, de acordo com a crítica especializada, o coloca ao lado de Andrić, Kiš ou Camus. Em “Privilégio de Penumbra”, do conceituado poeta, romancista e ensaísta espanhol Felipe Benítez Reyes, encontramos uma Lisboa escriturária e transfigurada num diálogo com o universo pessoano.
Em “O Ano da Fome”, o jovem escritor finlandês Aki Ollikainen retrata de forma excepcional um dos períodos mais dolorosos da história do país, o ano de 1867, em que 15% da população morreu de fome. “A Trança”, primeiro e multipremiado romance da autora francesa Laetitia Colombani, conta a história de três mulheres lutadoras ligadas pelo que têm de mais íntimo. Na novela “A Senhora Koula”, Ménis Koumandaréas, um dos mais importantes nomes das letras gregas contemporâneas, relata a relação amorosa entre uma mulher madura e um jovem estudante. O autor irlandês Oscar Wilde dispensa apresentações. “O Gigante Egoísta” e “O Príncipe Feliz”, que escreveu em 1888 para os seus filhos, são as obras escolhidas para os mais novos.
Houve um tempo em que os homens conseguiam voar. Mas quando Newton revelou ao mundo a lei da gravidade, os homens souberam que voar era impossível e deixaram de o fazer. “Vida Extraordinária de Homens Voadores”, de Errico Buonanno, é a proposta de Itália. Em representação da poesia polaca do século XX estará um dos seus nomes mais importantes, Zbigniew Herbert, com a antologia poética “Escolhido pelas Estrelas”, que com grande lirismo e ironia aborda temas difíceis em linguagem quotidiana.
Daniel Jonas é o escolhido para representar Portugal com o perturbador e admirável livro de poesia “Oblívio”. Do Reino Unido chega a autora Kamila Shamsie com “Conflito Interno”, obra nomeada, entre outros prémios, para o Man Booker Award e para o Women’s Prize for Fiction. A proposta da República Checa é “Semanas”, um conjunto de poemas épicos de Olga Stehlíková, incluídos na antologia Poetas Checos Contemporâneos, inspirados em situações quotidianas que a tocam directa ou indirectamente. Por fim, “Um Verão que nunca mais Acaba”, a obra escolhida pela Roménia, é uma revisitação do escritor Radu Sergiu Ruba à sua própria infância.
A Noite da Literatura Europeia é uma iniciativa da EUNIC Portugal, que conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal e se realiza no âmbito das Festas de Lisboa, em parceria com a EGEAC.
Livros e locais da edição de 2018 da Noite da Literatura Europeia
Alemanha
Autora: Sasha Marianna Salzmann
Obra: Außer sich | Fora de Si
Leitora: Patrícia André
Local: Secretaria-geral do Ambiente
Áustria
Autora: Ilse Aichinger
Obra: Die größere Hoffnung | A Esperança Maior
Leitor: Eduardo Molina
Local: Convento dos Cardaes
Croácia
Autor: Damir Karakaš
Obra: Sjećanje šume | Memórias da Floresta
Leitora: Cátia Sá
Local: Academia das Ciências de Lisboa
Espanha
Autor: Felipe Benítez Reyes
Obra: Privilégio de Penumbra
Leitora: Inês Lago
Local: Liga dos Combatentes
Finlândia
Autor: Aki Ollikainen
Obra: Nälkävuosi | Ano da Fome
Leitora: Sandra Hung
Local: Escola Secundária Passos Manuel
França
Autora: Laetitia Colombani
Obra: La Tresse | A Trança
Leitora: Ana Sofia Paiva
Local: Atelier-Museu Júlio Pomar
Grécia
Autor: Ménis Koumandaréas
Obra: Η ΚΥΡΙΑ ΚΟΥΛΑ | A Senhora Koula
Leitores: José António Costa Ideias
João Eduardo Mouro Mexia dos Santos
Local: Academia das Ciências de Lisboa
Irlanda
Autor: Oscar Wilde
Obras: The Happy Prince and Other Tales
O Gigante Egoísta | O Príncipe Feliz
Leitora: Inês Lapa
Local: Palácio Ratton
Itália
Autor: Errico Buonanno
Obra: Vite straordinarie di uomini volanti | Vida Extraordinária de Homens Voadores
Leitor: João Vicente
Local: Igreja de Nossa Senhora de Jesus
Polónia
Autor: Zbigniew Herbert
Obra: Escolhido pelas Estrelas
Leitora: Conceição Candeias
Local: Escola Secundária Passos Manuel
Portugal
Autor: Daniel Jonas
Obra: Oblívio
Leitor: Alexandre Pieroni Calado
Local: Escola Secundária Passos Manuel
Reino Unido
Autora: Kamila Shamsie
Obra: Home Fire | Conflito Interno
Leitor: Ulisses Ceia
Local: Academia das Ciências de Lisboa
República Checa
Autora: Olga Stehlíková
Obra: Týdny | Semanas
Leitora: Elsa Serra
Local: Galeria Ratton
Roménia
Autor: Radu Sergiu Ruba
Obra: O vară ce nu mai apune | Um Verão que nunca mais Acaba
Leitor: Gonçalo Câmara
Local: Academia das Ciências de Lisboa
Sem Comentários