Um misto de livro de aventuras e caderno de experiências. É esta a fórmula vencedora de O Clube dos Cientistas, uma colecção assinada por Maria Francisca Macedo – as ilustrações são de Sara Paz – que é, na sua génese, um livro para pais e filhos. Até ao momento, são quatro os títulos que chegaram às livrarias: “Os Contrabandistas de Cristais”, “Um Estranho Caso na Quinta”, “Mistério no Hospital” e “Um Rapto Inesperado”, todos com o selo da Booksmile.
Os protagonistas são os gémeos Carlos e Chico, Catarina – a irmã mais velha – e os pais, Maria e Luís. Carlos tem 10 anos e gosta de ler sobre experiências e de as planear, e são muitos os que lhe chamam enciclopédia andante; Chico – ou Francisco, como assina no Cartão de Cidadão – adora acção e é louco por experiências, mas falta-lhe a paciência para as planear. É desorganizado, criativo e tem vários animais guardados dentro de pequenos frascos; Catarina é a líder no que toca a convencer os pais a comprar os ingredientes necessários às experiências, e adora alinhar em tudo o que seja aventura; Maria é jornalista, daqueles que não deixa uma pergunta sem resposta, e há quem diga que é por vezes demasiado controladora; Luís é um tipo reservado, calmo, o protector – ou, se quiserem, o encobridor – de muitas das aventuras dos filhos, fazendo também a sua parte como detective privado.
Em cada uma destas quatro histórias, onde a acção começa com fumo a sair de uma casa abandonada, um assalto a uma quinta pedagógica, um homem suspeito de galochas e um rapto de cachorros, não faltam as experiências para sentar pais e filhos à mesma mesa, de preferência vestidos a rigor e com óculos de protecção: fabricar tinta invisível, fazer uma corrida de garrafas, encher um balão sem soprar, fazer moldes de pegadas, enviar mensagens flutuantes ou tirar macacos falsos do nariz.
Uma colecção que é um verdadeiro 2 em 1, misturando literatura com ciência, a leitura com o apelo à criatividade, onde as histórias são aconselhadas a leitores e cientistas a partir dos 7 anos de idade. E, claro, a pais e mães de qualquer idade.
Sem Comentários