No princípio havia Nick Cave, a antecipada e muito bem recebida confirmação do NOS Primavera Sound, que se realiza, como habitualmente, no Parque da Cidade do Porto. Ontem à noite foi finalmente divulgado o cartaz da edição deste ano, do qual fazem parte nomes como Lorde, A$AP Rocky, Fever Ray, Tyler, The Creator, War on Drugs, Father John Misty ou Ezra Furman.
Para Nick Cave e os seus Bad Seeds será um regresso à Invicta, depois de uma passagem memorável pela edição de 2013. O concerto acontece quase dois anos depois de Cave ter lançado “Skeleton Tree”, um disco-murro-no-estômago sobre a morte do seu filho, e de uma série de concertos que passaram pela Europa e os Estados Unidos onde proximidade catarse foram os sentimentos da ordem.
Lorde chega ao Porto à boleia de “Melodrama”, uma das grandes rodelas que se pôde escutar em 2017, uma festa onde se fazia a festa depois de uma separação amorosa, num cenário em que para além dos balões e de um bolo bem decorado havia espaço para o drama e uma procura insana pela catarse, mostrando que a pop mainstream podia ser um verdadeiro luxo.
No universo do hip-hop as propostas são muitas e variadas, com as presenças de A$AP Rocky – prestes a lançar o terceiro longa-duração – do bad boy Tyler, The Creator e de Vince Staples, todos eles em estreia absoluta em palcos nacionais.
Os repetentes, já uma constante nos principais festivais portugueses, serão muitos: The War on Drugs, Father John Misty, Grizzly Bear, Unknown Mortal Orchestra, Mogwai e até mesmo as Breeders.
Um dos grandes destaques vai para a sueca Karin Dreijer, uma das caras-metades dos The Knife, que em 2017 lançou o segundo capítulo do seu alter-ego Fever Ray. Mas há muito mais para ver e ouvir: Rhye, Arca, Thundercat, Nils Frahm, Wolf Parade, Superorganism, Ezra Furman, Jamie XX, Four Tet, Floating Points ou Waxahatchee.
Portugal marca presença através do funaná dos Fogo Fogo, do rock dos Solar Corona, do psicadelismo dos Black Bombaim ou das canções delicadas de Luís Severo, que assinou um dos melhores discos portugueses dos últimos anos.
Os passes gerais estão à venda por 105 euros, com o bilhete diário a valer 55 euros. Por aqui, e até à Primavera, iremos apresentar alguns dos nomes com mais pormenor.
Sem Comentários