Os dias não estão fáceis para a família Jasmim. Depois da morte do avô do clã, Rute, a sua filha e mãe de quatro filhos, vê-se obrigada a encontrar uma solução para suportar os custos da família. Incapaz de vender a casa, decide aceitar um emprego como dançarina numa companhia de cruzeiros, conseguindo que os pequenos – estão entre os 10 e os 14 anos – sejam matriculados na muito concorrida Escola das Artes, uma escola interna.
Dos quatro irmãos, Marta sempre foi demasiado irrequieta para ir à escola, tendo aprendido a ler e a contar com o avô. Para além do medo de uma escola nova, Marta receia perder também a mãe, pelo que tenta a todo o custo adiar a partida ou, já na escola, assumir a faceta de ser vegetariana – mesmo que o tofu lhe dê voltsa à barriga.
“A União Faz a Força” (Oficina do Livro, 2017) é o primeiro livro da nova colecção Escola das Artes, assinada por Sara Rodi, onde o quarteto Jasmim irá ter disciplinas como Dança Moderna, Dança Clássica, Canto ou Instrumento ou Formação Musical, ao mesmo tempo que dá de caras com a competição precoce, as primeiras amizades ou as pequenas traições. Uma escola que conta com uma directora a preceito que segue um bem-vindo mantra: antes de formar artistas, a escola forma pessoas.
Sara Rodi tem mais de trinta obras publicadas, e foi guionista em séries como Uma Aventura ou Morangos com Açúcar II. É também blogger de serviço em Coisas de Pais e integra o movimento Por Uma Escola Diferente.
Sem Comentários