Edição de luxo, este sexto número de Os Vingadores, que acende o rastilho para a eclosão da “Guerra Civil II” (Goody, 2017). E, se a primeira foi despoletada pela obrigação de os super-heróis revelarem as suas identidades secretas, a segunda terá origem num novo Inumano com o poder de adivinhar o futuro, algo que conduzirá à ideia Dickiana da punição antes do acto – bem ao estilo de Relatório Minoritário, conto de Philip K. Dick levado ao grande ecrã num filme protagonizado por Tom Cruise. Proteger ou modificar o futuro? É tempo de escolher um dos lados.
Antes disso, porém, acompanhamos Os Vingadores numa viagem espacial, para ajudarem Nova a procurar o pai – afinal, o homem que Nova pensava ser seu pai era, na realidade, um alien metamorfo.
Os sentimentos dos jovens Vingadores são distintos: enquanto Miss Marvel está deslumbrada com o imenso e espaçoso silêncio, Miles Homem-Aranha sente um desconforto tremendo, sujeito a uma gravidade artificial sem nada a que prender uma teia ou edifícios para se balançar.
As pistas conduzem-nos a um planeta dominado por uma torre assassina, que abate todas as naves que dele se cheguem perto. Um planeta que esconde um enorme mistério: “Uma vez por dia, todos os dias, uma estranha energia flui sobre a terra raptando qualquer forma de vida que não consiga fugir do seu alcance“. Um buraco negro que conduzirá o grupo a um monstro tão poderoso como a Thor.
Voltando à Guerra Civil II, são premonitórias as palavras de Miss Walters – a Mulher Hulk – numa sessão de tribunal em que defende um tipo de que não gosta lá muito: “Não podemos prender alguém só porque não gostamos da sua forma de pensar. Não podemos castigar alguém por um crime que não cometeu. (…) Temos de permitir a liberdade de pensamento, caso contrário… Nunca seremos um povo livre“. Promete e muito o sétimo número de Os Vingadores.
Inclui:
All-New, All Different Avengers (2015) #10-12, por Mark Waid, Mahmud Asrar e Dave McCaig
Civil War II #0-1, por Brian Michael Bendis, Olivier Coipel, David Marquez e Justin Ponsor
Sem Comentários