Longe vão os tempos em que Joseph Mount, o multi-instrumentista por detrás dos Metronomy, gravava os temas da banda num velho computador que o pai lhe tinha dado como presente. Estávamos em 1999 e os Metronomy, por essa altura, eram um projecto encantadoramente trapalhão e claramente nerd, em que muito poucos apostariam para dar cartas na pop, na electrónica ou até mesmo à mesa de um casino ilegal.
“You Could Easily Have Me,” o primeiro single, surgiu na Primavera de 2005, seguido do longa-duração “Pip Paine (Pay the £5000 You Owe)”. Já com uma formação que não envergonhava ninguém a seu lado, Mount tratou de ir transformando os Metronomy numa das mais criativas e excitantes bandas na arte de misturar o rock com a música electrónica, deixando aos poucos a obscuridade muito graças a singles como “Heartbraker” ou “My Heart Rate Rapid”.
“The English Riviera”, longa-duração lançado em 2006, teve a benção de contar com a inclusão da baterista Anna Prior, o novo elemento que ajudou a catapultar os Metronomy para o patamar dos grandes. O disco foi um verdadeiro fenómeno de vendas e popularidade, valendo à banda uma nomeação para o Mercury Prize e concertos esgotados em grandes palcos.
A banda voltaria a mudar de direcção em “Love Letters”, um trabalho mais indie cujo videoclip do single homónimo contou com a realização de Michael Gondry, num disco habitado por temas com sabor a vintage e dominado por uma pop refinada e sempre com muita classe.
Já em 2016, ao mesmo tempo em que se tornava pai de gémeos e deixava as noitadas para outras núpcias, Joe Mount – que, à semelhança dos discos anteriores da banda, gravou todos os instrumentos – e companhia lançavam “Summer ’08”, feito com muito funk, uma pop embalada pela electrónica e linhas de baixo capazes de acordar qualquer boa pista de dança.
Depois de terem visitado Portugal em anos anteriores para actuarem em tudo o que era festival, muitas vezes tocando tarde e a más horas, os Metronomy vão finalmente ter uma sala só para si. A estreia da banda em Portugal em nome próprio está marcada para o dia 30 de Outubro, no alfacinha Coliseu dos Recreios, numa daquelas noites onde se deverá vestir algo que Travolta usaria para levar Thurman a abanar a anca (ou ao contrário, se preferirem). O bilhete vale 26€ e está à venda nos locais habituais.
Sem Comentários