Aproxima-se o Inverno e, com isso, a quase obrigatória mudança de alguns hábitos e passatempos. Em dias de chuva intensa e frio desmedido, a ideia de uma lareira acesa – ou, como recurso, de um aquecedor – aquece a imaginação, convidando a trocar a rua por um serão passado entre portas, seja a ver televisão, a beber aguardente velha ou, em alguns casos, a pegar em agulhas e linhas e viajar entre o tricot e o bordado.
“O meu curso de bordado” (Planeta, 2014) é um guia de iniciação avançado para bordadeiras, dividido em 30 lições, em que cada uma corresponde a um diferente projecto. Para os homens que não vêem com maus olhos pegar numa agulha e linha, o melhor será lerem-no às escondidas, uma vez que Marion Madel, a autora, aponta baterias apenas ao sexo feminino: «…se duvida das suas capacidades de bordadeira ou se deseja melhorar os seus conhecimentos, esta obra foi feita à sua medida e está-lhe destinada.»
Antes da entrada nos cinco capítulos práticos, existe um capítulo dedicado à parte técnica, que inclui todas as regras indispensáveis para quem quer fazer do bordado uma actividade diária, assim como um ginásio intensivo para os dedos: para além de enumerar todo o material útil e necessário, pormenoriza os pontos que é necessário conhecer para a iniciação ao bordado. Apresenta, também, quais os principais fios para bordar, as meadas, as agulhas, os tecidos e as telas, não faltando pequenos mas muito úteis conselhos.
Quanto aos cinco capítulos, cada um deles apresenta projectos simples para deitar mãos à obra, acompanhados de explicações passo a passo, claras e com muitos detalhes, ilustradas por fotografias bastante úteis, quase fotogramas de um pequeno filme. No final de cada capítulo há propostas para pequenos exercícios lúdicos, convidando a forrar botões ou pins com os pontos aprendidos.
No final do livro há também um índice de pontos, o que facilita a tarefa de escolher um projecto ao qual deverá jurar fidelidade. Com fantásticas fotografias, um arranjo gráfico cuidado e uma explicação passo a passo, “O meu curso de bordado” assemelha-se a uma revista de moda para bordadeiras com classe. Agulhas ao alto.
1 Commentário
Como faço para adquirir esse livro? Brasil – Curitiba / PR