Está em marcha a rentrée da Penguin Random House Portugal. Ficam nove das novidades que vão chegar às livrarias este ano, de onde destacamos a publicação, já este mês, de “A forma das ruínas”, do colombiano Juan Gabriel Vásquez.
“Era Uma Vez a Raiva” |Blandina Franco e José Carlos Lollo
Editora: Nuvem de Letras
Data de lançamento: 4 Janeiro
Um livro que ajuda as crianças a perceber os seus sentimentos.
“Era Uma Vez uma Raiva conta a história de uma raiva que começa pequenina e acaba por tomar proporções dramáticas.
Todas as birras, zangas, raivas começam por ser insignificantes, mas se forem alimentadas, crescem por tudo e por nada e tomam conta de tudo à sua volta.
Este livro mostra às crianças como as raivas e as birras são destrutivas e sem sentido e que, no fim, o sofrimento é maior se não controlarmos as emoções negativas.”
“10 Mudanças Essenciais Para +10 Anos de Vida” | Bertil Marklund
Editora: Arena
Data de lançamento: 18 Janeiro
Os guias de saúde estão na moda, bem como tudo o que é nórdico. Em 10 Mudanças Essenciais para + 10 Anos de Vida, Bertil Marklund – médico e investigador da Universidade de Gotemburgo –, aponta as 10 áreas em que nos devemos focar para aumentar as possibilidades de uma vida longa e saudável: exercício, tempo de recuperação, sono, banhos de sol, alimentação, bebida, peso, higiene oral, atitude e relacionamentos.
“Os Últimos Dias de Estaline” | Joshua Rubenstein
Editora: Objectiva
Data de lançamento: 18 Janeiro
“Joshua Rubenstein leva-nos de volta a 1952, quando ninguém poderia prever o fim ao regime de Estaline, que estava prestes a desafiar o recém-eleito presidente dos EUA, Dwight Eisenhower, com as forças armadas, enquanto ampliava uma campanha odiosa contra os judeus soviéticos. O colapso repentino de Estaline, em Março de 1953, foi tão dramático e misterioso como a sua vida.”
“A Forma das Ruínas” | Juan Gabriel Vásquez
Editora: Alfaguara
Data de lançamento: 18 Janeiro
“Bogotá, Colômbia, 2014: Carlos Carballo é detido por tentar roubar de um museu o traje de Jorge Eleiécer Gaitán, líder político assassinado em Bogotá em 1948, em plena guerra do Estado colombiano com os narcotraficantes. Carballo é um homem atormentado, em busca de sinais que lhe permitam destrinçar os mistérios de um passado pelo qual está obcecado. No entanto, ninguém, nem as pessoas que lhe são mais próximas, suspeita das verdadeiras razões da sua obsessão. O que liga o assassinato de Gaitán, cuja morte partiu em dois a história da Colômbia, e o homicídio do presidente americano John F. Kennedy? Como pode um crime ocorrido em 1914 marcar a vida de um homem no século XXI? Para Carballo, não existem coincidências e todos estes eventos estão intimamente relacionados. Depois de um encontro fortuito com este homem misterioso, Vásquez (sim, o próprio Juan Gabriel Vásquez, que aqui deixa cair a máscara) sente-se compelido a esmiuçar os segredos de uma vida alheia, ao mesmo tempo que se debate com os momentos mais obscuros do passado colombiano.”
“Anna e o Homem Andorinha” | Gavriel Savir
Editora: Companhia das Letras
Data de lançamento: 1 Fevereiro
“Anna tem apenas sete anos no dia em que os alemães levam o seu pai, professor de Linguística, durante a purga de intelectuais na Polónia. Está sozinha quando encontra o Homem-Andorinha, um astuto trapaceiro, alto e estranho, com mais de um ás na manga; um impostor que consegue até que os soldados com que se cruza só vejam aquilo que ele quer que vejam.”
“Hygge” | Anna Skyggerbjerg
Editora: Arena
Data de lançamento: 1 fevereiro
“Pelo 40º ano consecutivo a Dinamarca foi eleito o país mais feliz do mundo. O segredo chama-se hygge (pronuncia-se hoo-guh) e é uma palavra exclusivamente dinamarquesa que significa bem-estar, conforto.”
“Menina a Caminho” | Raduan Nassar
Editora: Companhia das Letras
Data de lançamento: 1 Fevereiro
Vencedor do Prémio Jabuti 1998, na categoria contos e crónicas, “Menina a Caminho” é o primeiro trabalho de ficção de Raduan Nassar – Prémio Camões 2016 -, escrito no início dos anos 60. No entanto, dos cinco contos breves que completam este volume, três datam da década de 70: Hoje de Madrugada, Ventre Seco e Aí Pelas Três da Tarde. Os outros dois são Mãozinhas de Seda e o conto que dá título ao livro, Menina a Caminho. Esta nova edição inclui ainda dois contos e um ensaio nunca antes publicados.
“Lágrimas de Sal” | Pietro Bartolo e Lidia Tilotta
Editora: Objectiva
Data de lançamento: 1 Fevereiro
“Yasmin, Anwar, Omar, Samar, Kebrat: homens, mulheres e crianças que escaparam à guerra e à fome. São migrantes que chegaram às margens de Lampedusa em segurança. Mas há os que chegam à «ilha dos desembarques» sem vida. Pietro Bartolo conta-nos as suas histórias.”
“A Rosa do Povo” | Carlos Drummond de Andrade
Editora: Companhia das Letras
Data de lançamento: 15 Fevereiro
Livro inédito em Portugal, com 55 poemas escritos entre 1943-1945, no decurso da 2ª Guerra Mundial, uma Guerra que mudou a Europa e também o Brasil. Este é o olhar de um dos mais importantes poetas brasileiros sobre um momento de transformação profunda, sendo também a sua obra mais extensa, entre o lirismo social e o espírito modernista.
Sem Comentários