Consolidação das colecções, a aclamadíssima biografia de Ruy Castro sobre Nelson Rodrigues, a autobiografia de Jan Morris e um novo romance de Dulce Maria Cardoso. Vai ser assim a rentrée da Tinta da China neste ano de 2017.
No que toca a colecções, o ano será de consolidação: Carlos Vaz Marques escolheu mais um livro de Werner Herzog para a colecção de literatura de viagens, onde também sairá Beatriz Sarlo, uma autora nunca publicada em Portugal; já em Fevereiro sai “Carnaval no Fogo“, de Ruy Castro, dedicado ao Rio de Janeiro; Na colecção de poesia de Pedro Mexia sairá Jacques Roubaud (já em Janeiro) e Adam Zagajewski. Entre os autores portugueses, teremos novo livro de Rosa Oliveira; na colecção de Ricardo Araújo Pereira, Literatura de Humor, sairá “Diário de Um Zé-Ninguém“, de George Grossmith, em tradução de Margarida Vale de Gato; José Pacheco Pereira traz-nos um volume de autocolantes da Frente de Unidade Revolucionária, para a sua colecção Ephemera.
A revista Granta dirigida por Carlos Vaz Marques terá mais dois números, iniciando este ano um novo ciclo, nomeadamente com um novo autor para as capas (assinadas nos últimos dois anos por Jorge Colombo).
No campo da não ficção há notícias da edição de quatro títulos:
“Tenho Cinco Minutos para Contar Uma História” | Fernando Assis Pacheco
Data de lançamento: Janeiro
Compilação crónicas radiofónicas inéditas, transmitidas nos anos 1970 na RDP, que sairá a tempo do dia em que se assinalaria o 80º aniversário do autor, a 1 de Fevereiro (dia do lançamento). Com este livro, a editora dá seguimento à publicação da obra do Assis Pacheco, depois de em 2015 ter editado “Bronco Angel, o Cow-Boy Analfabeto”.
“O Anjo Pornográfico” | Ruy Castro
Finalmente em edição portuguesa a aclamadíssima biografia de Nelson Rodrigues, que chega na sequência da publicação da obra de Nelson Rodrigues pela Tinta da China mas, também, da publicação da impressionante e multifacetada obra de Ruy Castro, depois de em 2016 ter sido editado o recomendadíssimo “Chega de Saudade”.
“Como Fernando Pessoa Pode Mudar a sua Vida” | Jerónimo Pizarro e Carlos Pitella-Leite
Data de lançamento: Março
Um novo volume da colecção Pessoa, que incluidezenas de imagens e textos inéditos. São 49 lições de vida, entre elas: como desrespeitar o acordo ortográfico; como interpretar narizes; como reinventar o futebol; como ser livre; como insultar.
“Enigma” | Jan Morris
Data de lançamento: Maio
Esta autora, uma das mais importantes da língua inglesa, tem vindo a ser publicada na colecção de viagens, e a publicação desta autobiografia (em tradução de Paulo Faria) estava planeada há muito. Morris relata aqui o impressionante processo de mudança de sexo que fez na década de 1960, em Marrocos, que transformou James Morris, oficial do exército britânico, em Jan Morris. Continuou, no entanto, a viver na companhia de Elizabeth Tuckiness, com quem se tinha casado em 1949 e de quem teve cinco filhos.
Na ficção, destaque para o lançamento de três títulos: “O Último Amante” (Fevereiro), de Teresa Veiga, em edição aumentada do livro publicado em 1990, e que apresenta duas novas novelas; a publicação de um livro póstumo de Paulo Varela Gomes; e, para terminar, o lançamento do novo romance de Dulce Maria Cardoso, depois de um meteorito chamado “O Retorno” publicado em 2011.
Sem Comentários