A história com toques de Cinderela de John Grant começou numa banda chamada Czars, que metia, no mesmo saco, o shoegaze, a pop sonhadora e o country alternativo. Liderados pelas letras bem escrevinhadas de Grant e a sua voz de barítono, acabaram por lançar um par de discos nos anos 90 que permaneceram um pouco na obscuridade, isto antes de assinarem pela Bella Union – editora fundada por dois membros dos Cocteau Twins. A banda acabaria por lançar duas rodelas na nova casa – “Before…But Longer” e “The Ugly People vs. the Beautiful People” – mas, não tendo conseguir chegar a um público mais vasto, decidiu arrumar as botas, as guitarras e os instrumentos todos e ficar por ali.
Grant aproveitou para se mudar de armas e bagagem para Nova Iorque, onde trabalhou como uma espécie de músico fantasma para bandas como os Flaming Lips ou os Midlake, não tendo porém deixado de se dedicar à escrita das suas próprias canções. Por falar em Midlake, foi a banda norte-americana que deu o impulso final à gravação do primeiro disco de Grant – “Queen of Denmark” -, acabando por ser a banda de suporte na preparação da gravação da rodela.
O disco foi gravado na Islândia, país que Grant adoptou como nova morada, e onde ajudou a escrever, por exemplo, o tema “No Prejudice”, a canção que representou a Islândia no Festival da Eurovisão de 2014. Mas nem só de Eurovisão se pintou o ano de 2014 para Grant, que contribuiu com a sua interpretação de “Sweet Painted Lady” para a edição do 40º aniversário de “Goodbye Yellow Brick Road”, de Elton John, além de ter participado no terceiro disco dos Hercules & Love Affair, intitulado “Feast of the Broken Heart”.
Em 2015, Grant lançou o longa-duração “Grey Tickles, Black Pressure”, inspirado no termo islandês para “crise de meia idade” e numa frase turca que parece significar “pesadelo” – pelo menos é o que se conta por aí. Disco esse que contou com colaborações de alto nível como Tracey Thorn, Amanda Palmer e Budgie (antiga baterista das Siouxsie and the Banshees. O barítono chega ao NOS Alive a 7 de Julho.
NOS Alive 2016
7, 8 e 9 de Julho
Passeio Marítimo de Algés, Lisboa
Comprar bilhete
Sem Comentários