Londrino de gema, o produtor e músico Jamie XX (aka Jamie Smith) nasceu em 1988, e o primeiro instrumento que quis tocar foi a bateria. Depressa sentiu necessidade de se expandir como artista, escolhendo a música electrónica para explorar a veia criativa. Ganhou notoriedade como um dos vértices do trio britânico The XX – é ele o discreto obreiro dos beats contidos e minimais da banda.
A sua história com os The XX começa em 2008, quando se juntou à banda dos seus ex-colegas de liceu Oliver Sim, Romy Madley Croft e Baria Qureshi – esta última acabaria por ser despedida, cimentando-os como um trio. O primeiro álbum, “XX”, foi gravado numa garagem do estúdio da XL Recordings, em 2009. O seu indie rock sereno e delicado não passou despercebido: gerou-se um enorme burburinho em volta de músicas como “Crystalized” e “Intro”. “XX” sagrou-se como um dos álbuns mais bem recebidos da década.
Jamie XX começou a ser solicitado para fazer remixes de inúmeros artistas pop, como Adele e Florence & The Machine. Em 2011, o patrão da XL Recordings – Richard Russell – desafiou-o a remisturar o álbum “I’m New Here”, do veterano do rap Gil Scott-Heron. A versão de Jamie chamou-se “We’re New Here”, e contou com o input criativo do próprio Scott-Heron. O jovem produtor descartou o estilo lo-fi do disco original, pintando-o com as cores da electrónica e do dubstep, com o aplauso da crítica.
Mais portas se abriram: nesse ano trabalhou com Alicia Keys, Rihanna, Drake e os Radiohead, entre muitos outros. 2012 recebia novo disco dos The XX: “Coexist” apresentou um trabalho ainda mais polido e minimalista, centrado na intimidade, na solidão e em corações espatifados.
Em maio de 2015 via a luz do dia o primeiro álbum a solo de Jamie, “In Colour”. O disco é um caleidoscópio vibrante, mas também melancólico e vulnerável. São onze faixas de música de dança complexas, ricas e elegantes, com introspecção e festa em doses iguais, que representam a verdadeira voz de Jamie como produtor: rap, garage, house e soul formam um guisado bem mais caloroso do que o seu trabalho com os The XX. Temas como “Loud Places” ou “I Know There’s Gonna Be (Good Times)” fazem do britânico uma esperança maior da música de dança dos nossos dias. Razões de sobra para não perder o seu espectáculo no Super Bock Super Rock deste ano. Jamie XX toca a 14 de Julho no Palco EDP.
Super Bock Super Rock 2016
14 a 16 Julho
Parque das Nações, Lisboa
Comprar Bilhete
Sem Comentários