O Curtas Vila de Conde – Festival Internacional de Cinema realiza-se entre 9 e 17 de Julho deste ano e, para lá das muitas fitas, promete boa música. À imagem dos anos anteriores, a programação do festival volta a dar destaque ao cruzamento libidinoso entre o cinema e a música através da secção Stereo, onde as imagens em movimento serão reinterpretadas por músicos e bandas em espetáculos ao vivo.
Os ingleses Tindersticks vão apresentar, ao vivo, a cores e em versão integral, o novo disco “The Waiting Room”, num filme-concerto acompanhado por várias curtas-metragens que ilustram as faixas do novo álbum. Na segunda parte do espetáculo a banda irá ainda revisitar alguns dos temas que têm marcado os seus 25 anos de carreira. Para lá das colaborações de alto nível como Jehnny Beth (Savages) ou Lhasa De Sela (em dueto virtual), o novo trabalho surgiu acompanhado de um ambicioso projeto audiovisual que explora a relação dos Tindersticks com o cinema: vários realizadores foram convidados a criar curtas-metragens que ilustram cada uma das 11 canções do álbum. Estas interpretações ficaram a cargo de cineastas como Christoph Girardet, Joe King e Rosie Pedlow – que já passaram, inclusivamente, pelo Curtas Vila do Conde – Pierre Vinour, Claire Denis, Gregorio Graziosi, Richard Dumas e o brasileiro Gabriel Sanna, entre outros. Alguns dos vídeos foram assinados pelo próprio Stuart A. Staples, vocalista da banda. O projecto, produzido pela Blogotheque e pela editora discográfica Lucky Dog, é o resultado de uma parceria com o Festival Internacional de Curtas Metragens de Clermont-Ferrand, onde o espectáculo foi apresentado pela primeira vez.
A 16 de julho, o cantor e compositor Jay-Jay Johanson apresenta em Vila do Conde o seu mais recente álbum, “Opium”, num espectáculo audiovisual onde os temas serão acompanhados por imagens em movimento.
Presença habitual no Curtas Vila do Conde, The Legendary Tigerman regressa ao festival a 15 de julho com “How To Become Nothing”, o projecto que juntou o músico, a fotógrafa Rita Lino e o realizador Pedro Maia numa road trip pelo deserto da Califórnia. O resultado, em estreia absoluta no Curtas Vila do Conde, é um road movie em formato de filme-concerto, com banda sonora ao vivo de The Legendary Tigerman e imagens manipuladas em tempo real por Pedro Maia.
Para os The Greg Foat Group, o quinteto de jazz liderado pelo talentoso músico Greg Foat, será uma estreia absoluta em Portugal, subindo ao palco do festival a 14 de julho para apresentar “Visual Music”, uma banda sonora original para clássicos do cinema experimental dos anos 20 realizados por Hans Richter, Marcel Duchamp, Ralph Steiner e Walter Ruttmann. Com vários trabalhos editados pela Jazzman Records, o som dos The Greg Foat Group caracteriza-se pela atmosfera de experimentação, recorrendo a instrumentos como o cravo, o sintetizador, sinos tubulares e um coro que acompanha os registos, numa mistura de estilos e correntes musicais que primam pelo ambiente cinematográfico e o jazz psicadélico.
Os bilhetes para os filmes-concerto do Curtas Vila do Conde estão à venda na Bilheteira do Teatro Municipal de Vila do Conde e na rede da Bilheteira Online. Para o filme-concerto dos Tindersticks os bilhetes custam 22 euros, com desconto de 50% para titulares do Free-Pass do Festival. Para os restantes espectáculos, os bilhetes variam entre os 7 e os 15 euros, com entrada gratuita com Free-Pass (que pode ser adquirido até 31 de maio ao preço promocional de 35 euros. Depois dessa data, passa a custar 40 euros, aumentando para 50 euros a partir de 1 de julho. Este passe geral garante o acesso a todas as sessões de cinema, filmes-concerto (à excepção de Tindersticks), festas, Mercado da Curta Metragem e a um catálogo do festival). Mais informações no site oficial.
Sem Comentários