O Super Bock Super Rock (SBSR) é o mais irrequieto dos Festivais de Verão: já passou por muitos locais diferentes desde a primeira edição, no longínquo ano de 1995. Depois de 4 anos no Meco, o SBSR regressou à cidade de Lisboa em 2015, com uma das mais bem-sucedidas edições de sempre. Este ano, o evento repete a graça e assenta arraiais no ambiente urbano do Parque das Nações, com vista para o rio Tejo, numa edição que terá lugar entre 14 e 16 de Julho.
O cartaz está quase fechado, e os nomes confirmados são de peso: desde logo teremos a tensão dramática dos The National no Palco Super Bock, no dia 14. A banda regressa pela 13ª vez(!) a Portugal, ainda sob os ecos do disco de 2013 “Trouble Will Find Me”. Com 15 anos de carreira e 6 álbuns editados não têm já nada a provar, mas prometem apresentar algumas músicas novas que integrarão o próximo álbum, previsto para o início de 2017.
O velho réptil Iggy Pop parece ter descoberto a fonte da juventude no seu mais recente trabalho “Post Pop Depression”. O diabólico cantor ocupará o Palco Super Bock no dia 15 de Julho, na senda da sua digressão europeia oportunidade única para ver ao vivo um monstro do rock n’roll.
Mas não só de guitarras ásperas se fará o SBSR: o rapper californiano Kendrick Lamar actua no dia 16 para apresentar a obra prima de 2015, “To Pimp a Butterfly” e, também, o mais recente “Untitled Unmastered”, expoentes da sua mistura cósmica de jazz, soul e funk.
Os enormes Massive Atack actuam no dia 15. Com a edição do EP “Ritual Spirit” mostraram que estão em grande forma, trazendo consigo o colectivo escocês Young Fathers, seus colaboradores habituais.
O cartaz não se esgota nestes nomes, com muitas outras presenças imperdíveis, tudo nomes de primeira água: Kurt Vile, Jamie XX, Disclosure, Mac de Marco, Petite Noir e muitos outros. Há também músicos a jogar em casa: Capicua, Orelha Negra, GNR e Surma, por exemplo, fazem parte da selecção nacional. Organicamente incapaz de desiludir, o SBSR promete para este ano uma edição histórica.
A partir da próxima semana iremos tirar imperiais à pressão como se não houvesse amanhã, dando a conhecer mais em pormenor aqueles que irão passar pela edição de 2016 do SBSR.
Sem Comentários