Se a música não passasse de pura matemática, feita de provas dos nove, fracções e raízes quadradas, os Battles seriam reis e senhores. Formados pelo baterista John Stanier (Helmer e Tomahawk), o guitarrista/teclista Ian Williams (Don Caballero e Storm & Stress) e o guitarrista David Konopka (Lynx), a banda nova-iorquina foi, contudo, tratando de estender o território matemático até um nível mais virado para a experimentação.
Se “Mirrored”, gravado em 2007, serviu de cartão de apresentação da banda numa impressão a duas cores, “Gloss Drop”, lançado dois anos mais tarde, entrou no território gourmet do avant-garde caleidoscópio, onde aos ritmos quebrados e músicas – que se ouvem como quem faz uma marcha de 20 quilómetros – se juntaram convidados de peso como Gary Numan, Matías Aguayo e Kazu Makino.
Em 2015, a banda decidiu dar nova cambalhota e optar pela exclusividade do instrumental, com a edição de “La Di Da Di”, disco feito de estruturas minimalistas operadas por um hipnotista com um passado de vertigens mais jazzísticas – e que os próprios descreveram como uma espécie de monólito circular embebido em mescalina. A batalha final terá lugar no Parque da Cidade do Porto no dia 11 de Junho.
Nos Primavera Sound
9 a 11 Junho 2016
Parque da Cidade, Porto
Comprar bilhete
Sem Comentários