Eh bien après ce travail pacificateur, il ne nous reste plus qu’à rentrer en Gaule!
Estes Romanos são loucos!
Nome: Astérix – um nome que vem da palavra francesa asterisco.
Ocupação: É um dos grandes protectores de Gália, aquele a quem as missões mais importantes são confiadas.
Características: O ditado popular de que “os homens não se medem aos palmos” podia muito bem ter sido inspirado em Astérix. Ele é uma das personagens mais inteligentes e corajosas destas aventuras, estando sempre pronto para ajudar os seus amigos. É mais pacifista que o típico gaulês e, ao contrário de Obélix, não adora estar metido em confusões; contudo, nunca foge de nenhum combate.
Criação: Personagem criada por René Goscinny (argumento) e Uderzo (desenho). A sua primeira aparição foi na revista Pilote em 29 de Outubro de 1959. Após a morte de Goscinny, em 1977, Uderzo continuou a trabalhar nesta série de BD, assumindo tanto o manto do desenho como do argumento. Em 2013 Astérix regressou às bancas com uma nova dupla de autores, Jean-Yves Ferri no argumento e Didier Conrad no desenho, prometendo muitos mais anos de publicação, além dos que teve pelas mãos dos seus criadores originais. Contando com o novo livro, a colecção de Astérix é composta por 35 volumes ao todo. Em adição, existem livros que foram editados “fora” da colecção, como é o caso de “Como Obelix caiu no Caldeirão do Druída quando era Pequeno” e “Os 12 Trabalhos de Asterix” – a adaptação em BD do filme de animação com o mesmo nome (e que não faz parte do cânone). Em 2007 foi publicado um álbum de homenagem aos 80 anos de Uderzo intitulado “Astérix e Seus Amigos”, que contou com a participação de 34 artistas europeus e cujas receitas remeteram para a organização francesa Défenseur des Enfants.
Companheiros: Astérix poderá sempre contar com o seu fiel amigo Obélix e com o sempre prestável Idéiafix (o cão de Obélix).
Habilidades especiais: Graças a uma poção especial criada pelo druida Panoramix, Astérix consegue ganhar super-força quando está sob o seu efeito.
Utensílios: Tem sempre com ele um capacete, um cantil com a poção mágica e uma espada curta. Contudo, apenas desembainha a espada muito ocasionalmente, uma vez que tende a recorrer à sua criatividade ou à poção quando está em sarilhos.
Principais vilões: Nada mais, nada menos, que o império Romano, liderado pelo grande Júlio César.
Interesses Amorosos: Não existe uma senhora Astérix, mas por várias vezes o pequeno gaulês já demonstrou ter algumas paixonetas durante a suas aventuras.
Alusões: Apesar destas histórias decorrerem à volta dos anos 50 AC, Goscinny sempre introduziu elementos da sociedade do século XX nas suas personagens. Em adição, também há uma boa dose de caricaturas nestas aventuras, que já contaram com a aparição de ilustres como Dom Quixote e Sancho Pança, quatro músicos a evocar os Beatles ou até mesmo um burocrata que claramente se tratava de Jacques Chirac.
Curiosidades: O capacete de Astérix contém duas asas cuja posição é alterada para espelhar o estado de espírito desta personagem. Nasceu no mesmo dia que o seu melhor amigo, Obélix.
Adaptações: As aventuras de Astérix são das mais populares e rentáveis da BD francófona, por isso não é de estranhar que a dada altura (em 1967) começassem a ser adaptadas a filmes de animação. No entanto, apenas em 1999 que surge a primeira incursão pelo cinema de acção real com “Astérix & Obélix Contra César”. Não sendo filmes de referência a verdade é que, até 2012, já contamos com quatro deles, onde Gérard Depardieu tem assegurado sempre o papel de Obélix.
Onde começar a ler: O primeiro volume “Astérix, o Gaulês” é sempre uma boa opção, mas qualquer livro de Astérix pode ser lido facilmente sem prévios conhecimentos das personagens. Contudo, é fortemente aconselhado que se escolha um volume que tenha sido escrito por René Goscinny, que foi não só – de longe – o melhor escritor da personagem como um dos melhores escritores deste género de BD.
3 Commentários
Estou fã desta rubrica, quem é o próximo herói?
Batman!
Obrigado. Espero que continue a divertir.