Assina no BI como Kristian Matsson mas, para aqueles que têm o hábito de tratar a folk por “tu”, este sueco nascido em Dalarna no ano de 1983 é mais conhecido por The Tallest Man On Earth – ou, traduzindo na bela língua de Camões, Pessoa e seus pares, o homem mais alto da terra, apesar do seu parco metro e setenta.
No próximo sábado, a Aula Magna recebe a visita do músico que, segundo rezam as crónicas musicais, tem por hábito gravar os discos no conforto do lar, não se separando da guitarra enquanto a voz é gravada – ou, trocando em miúdos, gravando voz e instrumento em simultâneo, como o Palma fez no distante e brilhante “Só”.
Para além da carreira a solo, feita de quatro longas-duração – o último dos quais “Dark Bird Is Home”, editado em 2015 -, Kristian foi líder da banda Montezumas, além de estender a sua relação conjugal com a mulher e cantora Amanda Bergman aos palcos sob o nome de Idiot Wind.
Musicalmente, The Tallest Man On Earth navega entre o croonismo de Dylan e o expiar de alma de Bon Iver, em composições delicadas que têm, na simplicidade e cumplicidade entre a voz e a guitarra, a sua imagem de marca. Estudante de guitarra em tenra idade para dela se fartar mais tarde, diz ter sido Nick Drake a trazer-lhe de volta a magia do dedilhado e o encanto de à técnica conseguir juntar a composição vocal.
Num concerto que conta com The Tarantula Waltz no aquecimento, “Dark Bird Is Home” será certamente servido como o prato principal, disco que juntou à intimidade da guitarra acústica a bateria, coros bem urdidos, piano, sopros e a electricidade das cordas. Porém, sobre tudo isto, continua a sobressair a escrita de Kristian, que tem no contar de histórias a sua paixão maior.
Abertura de Portas: 20h00
Início do Espectáculo: 21h00
Anfiteatro (s/marcação): 23 €
Doutoral (c/marcação): 30 €
Classificação: M/6
Sem Comentários