Nos próximos dias 21, 22 e 23 de Março, o Centro Cultural de Belém (CCB) será o palco do Belém Soundcheck, um novo festival de música que aponta a sua programação para vários públicos e que, nesta primeira edição, irá receber nomes como Camané, Tirzah, Il Giardino Armonico com Giovanni Sollima, Soundwalk Collective com Patti Smith ou a Kremerata Baltica.
O festival, que passará a decorrer de dois em dois anos, vai apostar na multiplicidade de universos musicais, do fado a musica erudita, do jazz a electrónica, das músicas do mundo às sonoridades exploratórias, entre figuras de referência da música nacional e internacional.
A primeira edição conta com as parcerias da Égide – Associação Portuguesa das Artes, da EGEAC e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa. Relativamente a questões de acessibilidade, o Belém Soundcheck irá trabalhar em estreita colaboração com a ACCESS LAB, garantindo o acesso a todas as pessoas com deficiência e surdas.
Programa
21 Março 2024
20h00, Grande Auditório, M/6
Camané
Inquietação
Camané, pela primeira vez, presta uma grande homenagem em nome próprio e com repertório totalmente exclusivo de José Mário Branco. Interpreta grande parte dos fados que José Mário Branco compôs para Camané, como também escolhas suas, seleccionando os temas que, para si, são os mais significativos. Este concerto tentará ser uma justa e devida homenagem a um parceiro fundamental no trajecto e formação da sua carreira. Camané será acompanhado pelo habitual trio de guitarras, mas haverá outras instrumentações e outras cores musicais, fora da sonoridade do fado, que enriquecerão todas estas canções.
21 Março 2024
22h00, Pequeno Auditório, M/6
Maria João
Songs for Shakespeare
Songs for Shakespeare consiste em material musical e performativo original onde o ponto de partida são as palavras de Shakespeare tiradas de diversas fontes e sem aparente ligação entre si. Colando estes pedaços numa manta de retalhos consegue-se uma nova narrativa que rasga o universo Shakespeariano de uma ponta à outra. Imaginado por Maria João e João Farinha, parceiros há mais de 10 anos no projecto de jazz/electrónica OGRE, surge a ideia de aumentar esta formação base de pianos eléctricos, sintetizadores, electrónica e bateria, para incluir um ensemble de câmara que dará uma palete de cores não possível até agora, vitalizando assim este universo Shakespeariano com um twist moderno. Este espectáculo é uma experiência acessível a todo o público, não necessitando de conhecimentos prévios do mais famoso dramaturgo nem sendo excessivamente intelectual, tal como as suas peças, por exemplo, não o eram. Pode nesse sentido ser uma introdução ao seu maravilhoso espólio, possivelmente acendendo a curiosidade para o autor. Contamos ainda com a contribuição preciosa de André Gago que nos ajudará a dar vida a estas palavras empoeiradas.
Voz Maria João
Actor André Gago
Pianos eléctricos/sintetizadores João Farinha
Electrónica André Nascimento
Bateria Silvan Strauss
Ensemble:
Flauta Clara Saleiro
Oboé Pedro Moreira
Clarinete Hugo Azenha
Trompa Rodrigo Carreira
Primeiro violino Ana Pereira
Segundo violino Ana Filipa Serrão
Viola Joana Cipriano
Violoncelo Ana Cláudia Serrão
Contrabaixo Margarida Afonso
Som Suse Ribeiro
Luz Anabela Gaspar
22 março 2024
20h00, Grande Auditório, M/6
Coprodução Centro Cultural de Belém, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa
Il Giardino Armonico com Giovanni Sollima
O ensemble Il Giardino Armonico, criado em 1985 por Giovanni Antonini, afirmou-se, desde a sua fundação, como um dos intérpretes de referência da música antiga em instrumentos de época. Neste concerto, apresenta-se com o violoncelista e compositor Giovanni Sollima, num programa com obras de Vivaldi, entre outros compositores barrocos, e Passa Calle XXI de Sollima (uma obra escrita para o Il Giardino Armonico para violoncelo, dois chalumeaus, cordas e contínuo).
Violoncelo Giovanni Sollima
Direcção musical Giovanni Antonini
Il Giardino Armonico
Domenico Sarri (1679-1744)
Concerto para flauta de bisel e cordas em Lá menor
Largo, Allegro, Laghetto, Spiritoso
Leonardo Leo (1694-1744)
Concerto em Ré menor L.60 para violoncelo e cordas
Andante grazioso, Con spirito, Amoroso, Allegro
Luigi Boccherini (1743-1805)
La musica notturna delle strade di Madrid
Quintettino em Dó Maior para cordas op. 30 n.º 6
Le campane dell’Ave Maria
Il tamburo dei Soldati
Minuetto dei Ciechi
Il Rosario
Passa Calle
Il tamburo
Ritirata
INTERVALO
Georg Philipp Telemann (1681-1767)
Concerto em Ré menor TWV 52:D1 para duas trompas e cordas
Largo, Allegro, Adagio, Vivace
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Concerto em Lá menor RV 420 para violoncelo e cordas
Andante, Adagio, Allegro
Giovanni Sollima (n. 1962)
Passa Calle XXI para 2 chalumeau, violoncelo, cordas e contínuo
(Nova versão de 2021)
Lento, Allegro, Siciliana, Presto
22 Março 2024
22h00, Pequeno Auditório, M/6
Amaro Freitas
Em 2024, Amaro Freitas apresenta seu novo disco, Y’Y (a editar a 1 de março pela editora norte-americana Psychic Hotline), através do qual faz uma homenagem à floresta, em especial à Floresta Amazónica e aos Rios do Norte do Brasil. O novo trabalho a solo apresenta novas texturas, inspiradas no piano de John Cage e na obra marcante do percussionista Naná Vasconcellos. O espectáculo tem início com Mapingari (Encantado da Mata), criando uma atmosfera de «floresta sonora» a partir de som de pífanos, tambor de trovão, piano preparado e respiração; seguem-se Uiara (Encantado da Água), Viva Naná, uma homenagem a Naná Vasconcellos, Dança dos Martelos e Sonho Ancestral, tema melódico, no qual o piano se apresenta com a m’bira, instrumento musical africano.
Na segunda parte do espectáculo, o pianismo afro moderno de Amaro traz em cena Y’Y, palavra escrita no dialecto Sateré Mawé (um código ancestral indígena que traduzido significa «Água ou Rio») e ainda Mar de Cirandeiras, música em homenagem às Cirandeiras, em especial a Lia de Itamaracá, património vivo da cultura de Pernambuco, e por fim Gloriosa, na qual o artista convida o público a solfejar uma melodia. Uma experiência musical e emocional única.
Piano, m’bira, rhodes, efeitos de percussão e voz Amaro Freitas
Som João Mendes
Booking em Portugal e produção executiva Radar dos Sons
Management 78 Rotações
22 Março — 8 Setembro 2024
MAC/CCB
Evidence
Soundwalk Collective & Patti Smith
Evidence é uma jornada poética e imersiva através das viagens físicas, sonoras e visuais do Soundwalk Collective ao entrar em diálogo com as trajectórias poéticas de Patti Smith. Entre som, filmes, imagens abstractas, objectos e criações recolhidas ao longo das viagens do colectivo, esta exposição conduz o público por uma vasta instalação exploratória que une fotos, textos e obras originais de Smith.
23 Março 2024
19h00, Grande Auditório, M/6
Soundwalk Collective com Patti Smith
Correspondences
Correspondences é um projecto colaborativo contínuo entre o Soundwalk Collective e Patti Smith que tem vindo a ser desenvolvido há mais de 10 anos e em múltiplas geografias, seguindo o encalço de percursos sonoros deixados por poetas, cineastas, revolucionários e episódios extraordinários da humanidade. O fundador do Soundwalk Collective, Stephan Crasneanscki, viajou por todo o mundo até aos lugares mais remotos para gravar e recolher sons que formassem uma gramática sonora para composições experimentais. Tudo num esforço para criar um espaço musical onde a poesia e a voz de Patti Smith habitam. Essa ressonância contínua entre os artistas foi ainda expandida por gravações e experiências em estúdio. A partir de uma colaboração com a TBA21–Academy, que explora o impacto destrutivo dos canhões pneumáticos sísmicos e das intervenções humanas nos oceanos, a resiliência da Natureza no rescaldo do desastre de Chernobyl, as sociedades descentralizadas imaginadas por Peter Kropotkin, as terras devastadas da última noite de Pasolini – as peças apresentadas são uma viagem audiovisual imersiva, uma viagem a um cinema sonoro, uma paisagem sonora de um filme invisível. Correspondences é interpretado por Stephan Crasneanscki e Simone Merli do Soundwalk Collective, Patti Smith e Diego Espinosa Cruz Gonzalez. Imagens do cineasta português Pedro Maia.
23 Março 2024
21h00, Pequeno Auditório, M/6
Tirzah
trip9love…???
A cantora e compositora experimental britânica Tirzah estreia-se em Lisboa para apresentar o seu mais recente álbum, intitulado trip9love…??? (2023), produzido por Mica Levi, com quem colabora desde o início da sua carreira. O novo álbum foi escrito e produzido nas casas de Tirzah e Mica Levi e em vários estúdios de Londres. Após várias sessões de gravação ao longo de aproximadamente um ano, eventualmente a música de trip9love…??? adquiriu uma sonoridade que tanto Tirzah como Mica Levi queriam explorar. As canções foram construídas usando loops de piano sobre um beat, adicionando-se distorção e, em seguida, linhas vocais românticas. Os poemas centram-se no amor, tanto real como imaginário. O mundo em que o disco encontra espaço é uma zona vagarosa de fantasia de uma discoteca.trip9love…??? foi descrito pelo Resident Advisor como «facilmente uma das maiores conquistas do pequeno, mas impressionante catálogo de Tirzah». Este novo álbum sucede-se a Colourgrade (2021) e Devotion (2018).
24 Março 2024
17h00, Grande Auditório, M/6
Kremerata Baltica
Temporadas Americana, Russa e Argentina: Glass, Raskatov e Piazzolla
Fundada em 1997 por Gidon Kremer, a Kremerata Baltica é uma orquestra formada exclusivamente por jovens músicos bálticos seleccionados pelo violinista. Desde a sua estreia, tem interpretado um repertório ecléctico, como será o caso deste concerto, onde será apresentado, com Gidon Kremer como solista, o Concerto n.º 2 The American F seasons de Philip Glass, The Season’s Digest de Alexander Raskatov e Cuatro Estaciones Porteñas de Piazzolla.
Direção musical e violino Gidon Kremer
Kremerata Baltica
Philip Glass (n. 1937)
Concerto n.º 2, The American Four Seasons, para violino, cordas e sintetizador
INTERVALO
Alexander Raskatov (n. 1953)
The Season’s Digest (baseada no ciclo As Estações op. 37a de P. Tchaikovsky)
Astor Piazzolla (1921-1992)
Cuatro Estaciones Porteñas (The Four Seasons of Buenos Aires)
(arranjo para violino e cordas de L. Desyatnikov dedicado a Gidon Kremer
e à Kremerata Baltica)
Bilheteira
Camané | 21 Março | 20h00 | Grande Auditório
7,50€ a 33€
Maria João | 21 Março | 22h00 | Pequeno Auditório
15€ e 20€
Il Giardino Armonico | 22 Março | 20h00 | Grande Auditório
7,50€ a 30€
Amaro Freitas | 22 Março | 22h00 | Pequeno Auditório
15€ e 20€
Soundwalk Collective com Patti Smith | 23 Março | 19h00 | Grande Auditório
17,50€ a 66€
(A compra de bilhetes para Cadeiras de Orquestra e Sector 1 da Plateia permitem entrada gratuita na exposição Evidence, de Soundwalk Collective & Patti Smith, no MAC/CCB, nos dias do festival – 21 a 24 de março).
Tirzah | 23 Março | 21h00 | Pequeno Auditório
15€ e 20€
Kremerata Baltica & Gidon Kremer | 24 Março | 17h00 | Grande Auditório
10€ a 40€
Desconto de 15% na compra de 3 ou mais bilhetes p/concertos diferentes;
Desconto de 50% p/pessoas c/necessidades especificas e acompanhante;
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