Contos para fazer crescer os pelos e o medo, os Deuses Americanos servidos às tiras, a biografia do homem que quase tornou a União Soviética cool, a história de um fidalgo rural que queria fazer história no comunismo português ou um romance finalista do Booker de 2017 estão entre as novidades da Saída de Emergência para a rentrée pós silly season. Ficam sinopses e capas.
“Os Contos Mais Arrepiantes de Howard Phillips Lovecraft” | Howard Phillips Lovecraft
Lançamento: 7 Setembro
Antes de H. P. Lovecraft, a literatura de horror resumia-se fundamentalmente a vampiros, fantasmas e bruxas. Depois dele, o género nunca mais foi o mesmo. Genial criador de mundos, pai das mais hediondas criaturas cósmicas e de uma Arkham tão real como Lisboa ou Nova Iorque, Lovecraft foi o pioneiro de um horror onde a humanidade é apenas uma centelha de sanidade num vasto universo de maleficência. Uma centelha fugaz que perde esperança de conto para conto. A sua visão do horror foi de tal forma influente que está presente na obra de Stephen King, Neil Gaiman, Guillermo del Toro, Alan Moore e muitos outros criadores, da literatura ao cinema, da BD à música. Até Stranger Things, a série-sensação do momento, é uma homenagem ao imaginário de Lovecraft.
Nesta edição de colecionador, ilustrada por 22 artistas nacionais, são apresentados os contos mais arrepiantes de Lovecraft, dando-nos a conhecer a evolução do seu estilo narrativo único e consolidando-o como um dos autores mais visionários da literatura americana.
“Deuses Americanos – Sombras” | Neil Gaiman, P. Craig Russell e Scott Hampton
Lançamento: 14 Setembro
Shadow Moon sai da prisão e descobre que a sua mulher morreu. Derrotado, falido e sem saber para onde ir, conhece o misterioso Sr. Wednesday, que o emprega como guarda-costas, empurrando Shadow para um mundo mortífero onde fantasmas do passado regressam da morte e onde uma guerra entre deuses está iminente.
O romance vencedor de prémios Hugo, Bram Stoker, Locus, World Fantasy e Nebula que deu origem ao sucesso televisivo da Starz, com autoria de Neil Gaiman, é adaptado como novela gráfica pela primeira vez.
Compilando os primeiros nove números da série de banda desenhada Deuses Americanos, juntamente com arte adicional, esboços de personagens e capas de David Mack, Glenn Fabry, Becky Cloonan, Skottie Young, Fábio Moon, Dave McKean e mais.
“Gorbachev: A Biografia” | William Taubman
Lançamento: 2 Novembro
Quando, em 1985, Mikhail Gorbachev se tornou líder da União Soviética, esta era uma das duas superpotências mundiais. Em 1989, a sua política liberal da perestroika e glasnot tinha transformado permanentemente o comunismo soviético. Em 1990,Gorbachev, mais do que qualquer outra pessoa, foi responsável pelo fim da Guerra Fria. E pelo colapso da União Soviética no ano seguinte.
Na primeira biografia do último líder soviético, William Taubman mostra como um menino do campo se tornou no coveiro do sistema soviético, como ascendeu ao topo de um sistema concebido para manter as pessoas como ele na base, como encontrou pontos em comum com o conservador presidente americano Ronald Reagan e como permitiu que a URSS e o seu império na Europa de Leste chegasse ao fim de forma pacífica. Ao longo do livro, Taubman apresenta as diferentes facetas do carácter único de Gorbachev que levam a que os testemunhos sobre o líder russo sejam tão polarizados. Será que ele foi de facto um grande líder, ou acabou derrotado pelas decisões que tomou e pelas forças inflexíveis que enfrentou?
Baseado em entrevistas com o próprio Gorbachev, documentos dos arquivos russos e entrevistas com assessores do Kremlin, adversários e líderes estrangeiros, o retrato intensamente pessoal de Taubman estende-se ao extraordinário casamento de Gorbachev com uma mulher que sempre amou profundamente. Um relato comovente com toda a amplitude de um grande romance russo.
“Júlio de Melo Fogaça” |Adelino Cunha
Lançamento: 19 Outubro
A Revolução Russa de 1917 foi um dos acontecimentos mais importantes do século xx. O comunismo alterou a correlação de forças mundiais e é nesta torrente de mudança que em 1921 nasce o Partido Comunista Português, que irá atrair centenas de jovens dispostos a lutar por uma nova sociedade.
Júlio Fogaça aderiu ao PCP na mesma altura que Álvaro Cunhal e durante várias décadas defenderam orientações políticas opostas. Prisões e libertações intermitentes adiaram as consequências dessa conflitualidade mas, eventualmente, o PCP tornou-se pequeno demais para os dois.
Esta é a biografia desse jovem fidalgo rural do Cadaval que se converteu ao comunismo em Lisboa e chegou ao poder depois de ter sido várias vezes preso, torturado e por duas vezes desterrado para o Tarrafal. Acabou por ser expulso do PCP, mas as circunstâncias dessa expulsão e da derradeira prisão pela PIDE ainda hoje continuam encobertas.
Terá sido denunciado à PIDE pelo seu companheiro ou pelos próprios comunistas? Porque terá sido deixado para trás na fuga colectiva de Caxias? Ser homossexual terá pesado na sua expulsão? E que papel teve Álvaro Cunhal no seu apagamento da história do PCP?
Testemunhos inéditos de Domingos Abrantes, Edmundo Pedro e Carlos Brito ajudam a resgatar a intensa vida de um revolucionário esquecido.
“Limpa” |Juno Dawson
Lançamento: 14 Setembro
Quando a socialite Lexi Volkov quase morre com uma overdose, pensa que bateu no fundo. Está enganada. A jovem bate no fundo quando é obrigada a entrar para uma exclusiva clínica de reabilitação. A partir daí as coisas só podem melhorar para Lexi e os companheiros de reclusão, incluindo o misterioso Brady. À medida que enfrenta os seus demónios, Lexi compreende que o amor é a mais poderosa de todas as drogas… Mas o caminho para ficar limpa é longo e sujo…
“Passagem para o Ocidente” |Mohsin Hamid
Lançamento: 4 Outubro
Finalista do Man Booker Prize 2017
Num cenário de guerra, é possível o amor e a esperança. A história do amor furtivo de Nadia e Saeed tem lugar numa cidade não nomeada cheia de postos de controlo e de bombas, um labirinto humano à beira da rutura. Quando a guerra civil rebenta, surgem estranhos rumores sobre a existência de portas clandestinas que levam a outros países. À medida que a violência aumenta, os dois jovens sabem que têm de deixar para trás a vida que sempre conheceram, embarcando numa viagem sem regresso, vertiginosa e cheia de surpresas.
Numa mistura singular de realismo e magia, Passagem para o Ocidente é um belíssimo romance sobre refugiados, que nos leva a questionar em que mundo queremos viver.
“A Provadora” |V. S. Alexander
Lançamento: 19 Outubro
Em 1943, alarmados com os constantes raides aéreos dos Aliados sobre Berlim, os pais de Magda Ritter enviam-na para Berchtesgaden, uma remota cidade nos Alpes Bávaros. Aqui ela é recrutada para o Berghof, o refúgio de montanha de Hitler, onde é treinada para desempenhar uma única função: provar a comida do Führer, oferecendo-se em sacrifício para o manter a salvo de envenenamento.
O Berghof parece estar a um mundo de distância da realidade das batalhas e, apesar de a princípio estar aterrorizada, Magda habitua-se gradualmente à sua perigosa missão. Mas o seu amor por um conspirador das SS e a sua crescente tomada de consciência das atrocidades do Reich empurram Magda para uma conspiração que irá testar a sua inteligência e lealdade.
Vividamente escrito, A Provadora desenrola-se no momento mais negro e turbulento da humanidade, oferecendo-nos uma trama plena de intriga e terror, mas também de extraordinária coragem, sacrifício e amor.
“Visionários” | João Pedro Pereira
Lançamento: 12 Outubro
Quem foram os homens e as mulheres que nos últimos cem anos revolucionaram as tecnologias de informação? Visionários conta a história de cientistas, inventores e empresários cuja visão única do mundo mudou a nossa forma de comunicar, comprar, trabalhar e até de viver.
Dos computadores da Segunda Guerra Mundial aos smartphones, da Inteligência Artificial ao turbilhão de likes das redes sociais, o mundo nunca mudou tão depressa e em tão pouco tempo. Por detrás desse turbilhão de imprevisibilidade e crescimento exponencial estão eles, os Visionários.
Uns verdadeiramente visionários e geniais, outros mais oportunistas e astutos, todos nos sentimos fascinados por estas personagens, esquecendo, por vezes, o lado mais negro do mundo que ajudaram a criar.
Sem Comentários