A rentrée da Dom Quixote vai ser tão intensa que, se derem por muito bom leitor a arremeter contra moinhos de vento imaginários, deverão mostrar nada mais do que apoio moral. Há, entre novos lançamentos e reedições, quem ensaie sobre Trump ou acenda uma vela por Fátima, para além de mais uma provocação de Fukuyama ou um ensaio de Jonathan Franzen.
“A Grande Estratégia” | John Lewis Gaddis
Lançamento: 25 Setembro
O professor de Yale, especialista no período da Guerra Fria, escreve 10 ensaios sobre as questões da liderança, analisando como evoluiu desde a invasão da Grécia pelo rei Xerxes à II Guerra Mundial e subsequente conflito EUA-União Soviética. A reflexão é baseada no pensamento de grandes figuras como Heródoto, Tucídides, Sun Tzu, Augusto, Santo Agostinho, Maquiavel, Clausewitz, Tolstoy ou Lincoln e está repleto de exemplos sugestivos de liderança e pensamento estratégico, como as estratégias de Churchill e Roosevelt na II Grande Guerra.
“Donald Trump: o Método no Caos” |Tiago Moreira de Sá e Diana Soller
Lançamento: 11 Setembro
Explicar Trump – e o que ele quer para os EUA e o mundo – sem ser a partir de ideias feitas. O contexto social americano, as narrativas históricas dos Estados Unidos e os discursos e políticas de Trump permitem‑nos ir além da personalidade do homem, para compreender aquilo a se chamou method in madness. Assim, apesar da intempestividade da sua personalidade, dos desvios próprios dos debates internos e dos fatores inesperados que surgem no desempenho das suas funções, é possível traçar uma política externa, uma grande estratégia e até uma visão da ordem internacional com uma racionalidade própria.
“Mercator 25 anos” | Pedro Dionísio, Joaquim Vicente Rodrigues, Jacques Lendrevie e Julien Lévi
Lançamento: 11 Setembro
Nova edição, revista e comemorativa com novos capítulos e exemplos e casos de todos os países de língua portuguesa.
“Compro Bitcoins – Guia prático para apostar na nova criptomoeda digital” |Philippe Herlin
Lançamento: 11 Setembro
O percurso da bitcoin não para de evoluir. Assistimos à emergência de uma nova tecnologia que está prestes a mudar, profundamente, a nossa economia. A bitcoin pode, sem dúvida, melhorar a rentabilidade das nossas poupanças, mas também vai modificar, ou perturbar, o nosso universo profissional e a forma como fazemos negócios.
É, por isso, importante compreender o funcionamento da bitcoin e da blockchain, enumerar as suas controvérsias e saber quais são as primeiras aplicações concretas. Assistimos a uma aventura monetária e tecnológica inédita, vamos tentar aproveitá-la.
“Sua Excelência, de Corpo Presente” | Pepetela
Lançamento: 25 Setembro
Num enorme salão cheio de flores, deitado num caixão forrado a cetim branco, jaz um ditador africano. Está morto, mas vê, ouve e pensa. Vê os que lhe foram prestar uma última homenagem (ou certificar-se de que morreu), ouve as suas conversas e sussurros, e pensa… pensa muito, sobre tudo o que o rodeia, em como chegou àquela situação e no que se lhe seguirá. Assim estirado, aprisionado num corpo sem vida, mas na posse das suas faculdades intelectuais, só lhe resta entreter-se a recordar as peripécias vividas com muitos dos que lhe vieram dizer adeus, entre os quais se encontram diversos familiares, a primeira-dama (e as outras mulheres e namoradas), os numerosos filhos e as altas dignidades do Estado. Ao relembrar a sua vida, o percurso que o levou a presidente e os muitos anos como chefe de Estado, vai-nos revelando os meandros do poder político, o nepotismo que o corrói e os abusos permitidos a quem o detém. O novo romance de Pepetela é também uma crítica mordaz ao abuso de poder e aos sistemas de governo totalitários disfarçados de democracias.
“Pão de Açúcar” |Afonso Reis Cabral
Lançamento: 18 Setembro
Em Fevereiro de 2006, os Bombeiros Sapadores do Porto resgataram do poço de um prédio abandonado um corpo com marcas de agressões e nu da cintura para baixo. A vítima, que estava doente e se refugiara naquela cave, fora espancada ao longo de vários dias por um grupo de adolescentes, alguns dos quais tinham apenas doze anos. Rafa encontrara o local numa das suas habituais investidas às «zonas sujas», e aquela espécie de barraca despertou-lhe imediatamente o interesse. Depois, dividido entre a atracção e a repulsa, perguntou-se se deveria guardar o segredo só para si ou partilhá-lo com os amigos. Mas que valor tem um tesouro que não pode ser mostrado? Romance vertiginoso sobre um caso verídico que abalou o País, fascinante incursão nas vidas de uma vítima e dos seus agressores, Pão de Açúcar é uma combinação magistral de factos e ficção, com personagens reais e imaginárias meticulosamente desenhadas, que vem confirmar o talento e a maturidade literária de Afonso Reis Cabral.
“Fátima e a Cultura Portuguesa” | Miguel Real
Lançamento: 11 Setembro
Historicamente, Fátima não está sozinha, ela constitui-se como o cume da história mítica portuguesa e representa-se, no século xx, ao nível da religião popular, como Fernando Pessoa ao nível de um cristianismo esotérico e sófico. De certo modo, na contemporaneidade, a Senhora, Aquela por quem os portugueses sempre esperam e que os ampara nas horas difíceis, veio substituir, no imaginário popular e segundo a estética de um espectáculo barroco, o mito sebastianista, o rei que, regressado, implantaria em Portugal um reino de justiça e abastança. Um novo e importante ensaio de um dos mais marcantes pensadores da actualidade que, nesta mesma colecção, tem já publicados: Nova Teoria do Mal; Nova Teoria da Felicidade; Nova Teoria do Sebastianismo; Portugal: Um País Parado no Meio do Caminho; Nova Teoria do Pecado.
Todos os Poemas São de Amor | Manuel Alegre
Lançamento: 4 Setembro
Antologia com a poesia de amor de Manuel Alegre que inclui nove poemas inéditos. Um livro que terá, também, uma edição em castelhano e que será apresentado, em Novembro, na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.
“À Luz do Índico” | Amélia Vera Jardim
Lançamento: 25 Setembro
À Luz do Índico, o primeiro livro de poesia de Amélia Vera Jardim, é uma obra iluminada pelas memórias dos tempos vividos em Moçambique, pelas suas cores e cheiros. E é, também, a revelação de uma nova e original voz poética em língua portuguesa.
“O Pórtico da Glória” | Mário Cláudio (2ª Edição)
Lançamento: 4 Setembro
Depois de A Quinta das Virtudes e Tocata para Dois Clarins, o presente romance encerra o tríptico para o qual Mário Cláudio elegeu como motivo o «sangue da tribo», tornando personagens alguns parentes singulares, e desse modo cruzando de forma magistral realidade e ficção. Em O Pórtico da Glória conheceremos então o cavalheiro da indústria Diego Hernández Bueno, bisavô do narrador, castelhano imigrado no Porto e protegido de um rico proprietário têxtil, e assistiremos ao seu encontro com Hermínia de Azevedo Mavigné, a jovem e sonhadora herdeira que virá a tornar-se sua mulher. Vencedor do Prémio PEN Clube Português de Narrativa em 1997 e do Prémio Eça de Queiroz em 1998, esta obra, cuja acção decorre entre os finais do século xix e o início do século xx, é também exemplar na apresentação da cidade do Porto como pioneira da inovação industrial no nosso país, bem como no retrato de uma certa forma de estar e de viver em acelerado declínio.
“Yaka” | Pepetela (7ª Edição)
Lançamento: 4 Setembro
Através da saga da família Semedo, Yaka constitui um testemunho abrangente dos acontecimentos que moldaram Angola de 1890 até 1975. Desde a colónia penal do século xix, passando pela escravatura, as revoltas africanas e a expropriação de terras, culminando na conquista da independência, Yaka traça o mapa da formação de uma nação. Um romance sobre a história da colonização em Angola, e também sobre a luta pela queda dessa mesma colonização, que dá voz ao que foi encoberto pela censura do Estado Novo e pela historiografia oficial portuguesa.
“Jaime Bunda, Agente Secreto” | Pepetela (12ª Edição)
Lançamento: 4 Setembro
Jaime Bunda, cuja alcunha faz óbvia referência a uma exagerada parte da sua anatomia, é um membro de uma família tradicional angolana que sonha ser detective. Graças a uma rara capacidade de observação, e pela influência do primo, um alto funcionário do governo, consegue lugar como detective estagiário nos serviços secretos de Angola. Apaixonado por literatura policial americana, e cansado de ser gozado pelos colegas após dois anos de estágio sem grandes funções, por fim, Bunda encontra a oportunidade de provar a sua competência quando lhe é atribuído um caso importante: desvendar a violação e o assassínio de uma adolescente. Bunda parte com entusiasmo para a investigação do crime ainda sem suspeitos e, com os seus métodos excêntricos, aprendidos nos livros, acaba por se envolver numa teia complexa que reúne redes criminosas internacionais, elites do poder e uma misteriosa mulher. Com Jaime Bunda, Agente Secreto, romance policial satírico que nos apresenta o James Bond angolano, Pepetela oferece-nos um retrato pleno de humor e ironia da sociedade do seu país.
“Caros Fanáticos” | Amos Oz
Lançamento: 18 Setembro
Este conjunto de três ensaios foi escrito a partir de um sentido de urgência e preocupação, e na crença de que um futuro melhor ainda é possível. O traço comum é a análise do fanatismo combinada com uma apologia à moderação. Independentemente do tipo de fé e do contexto em que o fanatismo – religioso, político ou cultural – se expressa, ele é, para Amos Oz, o verdadeiro inimigo do presente. Juntamente com este tema, Oz aborda a atual situação no Médio Oriente e o conflito israelo-árabe, apresentando com ousadia o seu argumento da existência de dois estados como solução para o que ele chama «a questão de vida ou de morte para o Estado de Israel». Sábios, provocantes, comoventes e inspiradores, estes ensaios iluminam a discussão sobre a existência israelita, judaica e humana, lançando uma luz clara e surpreendente sobre questões políticas e históricas vitais. Um livro essencial, corajoso e nunca tão urgente como hoje.
“O Caso Sparsholt” | Alan Hollinghurst
Lançamento: 25 Setembro
Em outubro de 1940, o jovem David Sparsholt chega a Oxford. Elegante, atlético e carismático, parece não ter noção do efeito que provoca nos outros, particularmente em Evert Dax, filho solitário de um escritor célebre. Enquanto Londres é devastada pelo Blitz, Oxford como que paira numa névoa de alheamento e incerteza, e as noites de blackout parecem encorajar e encobrir encontros que, em tempos normais, seriam impossíveis. Ao longo deste período conturbado, David e Evert forjam uma amizade improvável que vai uni-los ao longo de décadas. Retrato magistral de um grupo de amigos unidos durante três gerações pela arte, pela literatura e pelo amor, O Caso Sparsholt explora anos cruciais do século XX, cujas consequências se estendem aos dias de hoje. Uma obra-prima pela mão de um dos mais brilhantes escritores de língua inglesa da actualidade.
“A Memória da Árvore” | Tina Vallès
Lançamento: 4 Setembro
«Posso ficar contente?» Jan não sabe porquê, mas intui que não é uma notícia muito boa que agora passem a ser cinco em casa. Os avós Joan e Caterina deixaram Vilaverd e vieram instalar-se com eles no andar do bairro de Sant Antoni, em Barcelona. Esta mudança alterará o dia a dia em casa, onde as palavras e os silêncios adquirirão novos significados. Mas Jan e Joan têm o seu mundo, cheio de passeios, árvores e letras com mais significado do que parece. Entretanto, os adultos fazem o possível para que tudo continue como sempre. Jan repara nos pormenores à sua volta e vai juntando-os para perceber o que se passa. As conversas entre avô e neto, com perguntas sem resposta e respostas sem pergunta, constroem um mosaico de cenas por onde avança a relação entre os dois, e a história de um salgueiro-chorão será o seu fio condutor. A Memória da Árvore é um romance terno, construído de forma inteligente, que consegue colocar o leitor na pele de uma criança e que fala da transmissão de memórias, de como estas são fabricadas e conservadas, de onde se guardam e de como se podem perder.
“A Menina na Floresta” | Camilla Läckberg
Lançamento: 18 Setembro
Quando Nea, uma menina de quatro anos, desaparece, a comunidade fica em choque. Trinta anos antes, Stella, também de quatro anos, que vivia com os pais na mesma quinta, desaparecera e viria a ser encontrada morta na floresta que rodeia Fjällbacka. Nessa altura a culpa foi atribuída a duas adolescentes, Marie e Helen, hoje mulheres. Poderá ser um acaso o desaparecimento de Nea ter coincidido com o regresso de Marie, agora uma famosa atriz de cinema, a Fjällbacka para interpretar o papel de Ingrid Bergman? Patrik Hedström começa a investigar e, como sempre, conta com a ajuda de Erica, que pretende escrever um livro inspirado na morte da pequena Stella. Mas à medida que vão desfiando os intrincados fios da meada, tudo se torna mais confuso. Como se tal não bastasse, têm ainda de lidar com a perturbação que a presença de refugiados sírios causa na pequena comunidade. Uma sucessão de acontecimentos que abala os habitantes da pacata vila, e acabará por levar o nome de Fjällbacka aos quatro cantos do mundo… sem ser pelas melhores razões.
O Conto da Isabelinha | Lídia Jorge e David Sutton
Lançamento: 25 Setembro
Lídia Jorge e David Sutton convidam-nos a conhecer as aventuras de uma burra chamada Isabel. Neste livro encontramos um almocreve, uma boda de casamento, uma burrinha teimosa, e muitas outras surpresas. Um livro em português e em inglês para todos lerem e relerem.
“Identidade” | Francis Fukuyama
Lançamento: Outubro
Publicado em simultâneo que nos EUA o novo livro de Fukuyama examina de forma provocatória a identidade da política contemporânea, as suas origens, efeitos e o que significa nos assuntos internos e externos de um governo/estado.
“Continente Divido” |Ian Kershaw
Lançamento: Outubro
A segunda parte da enciclopédia do século XX, que começa em 1950 e vem até à actualidade, escrito pelo historiador britânico que escreveu a biografia definitiva de Hitler. À Beira do Abismo é o primeiro volume desta narrativa e foi publicada pela Dom Quixote em Portugal.
“O Mundo Secreto – Vol. 1” | Christopher Andrew
Lançamento: Outubro
O historiador publicou o livro O Arquivo Mitrokhin, o KGB na Europa e no Ocidente, da DQ, com prefácio de Pacheco Pereira. Mitrokhin foi durante 40 anos major e arquivista-mor do KGB. Este é uma enciclopédia onde se conta a história mundial da espionagem que vai ser publicada em dois volumes, em Outubro sai o primeiro. O Segundo sairá no próximo ano.
“As Dez Questões do Interlúdio” | João César das Neves
Lançamento: Outubro
A economia portuguesa na era António Costa.
“Testamentos Traídos” | Milan Kundera
Lançamento: Outubro
“Fotobiografia de Miguel Torga” | Clara Rocha (reedição)
Lançamento: Outubro
“As Coisas da Alma e Outras Histórias em Conto” | João de Melo
Lançamento: Outubro
“A Última Porta Antes da Noite” |António Lobo Antunes
Lançamento: Outubro
“As Histórias de Jaacob – José e os Seus Irmãos (I)” | Thomas Mann
Lançamento: Outubro
“A Capital” | Robert Menasse
Lançamento: Outubro
“Estranhezas” – Maria Teresa Horta
Lançamento: Outubro
“Não te Afastes” | David Machado
Lançamento: Outubro
Após a morte do pai, Tomás acredita que, por sua causa, coisas más acontecem; e, para proteger a mãe e os amigos, decide deixar o lugar onde viveu toda a sua vida. Mas o país é apanhado por um furacão e, de um dia para o outro, o rapaz vê-se no meio de ruínas e inundações, perdido e desesperado. É, porém, no meio da tragédia que encontrará o mais inesperado dos amigos… Não Te Afastes é uma história comovente e fascinante sobre o desgosto da perda e o poder curativo da amizade.
“Teo Patufa 1 – O Mistério da Encomenda Esquecida” | de Ana Luísa Pais
Lançamento: Outubro
“Uma História Antiga” | Jonathan Littel
Lançamento: Novembro
O muito aguardado novo romance do autor de As Benevolentes.
“O Fim do Fim da Terra” | Jonathan Franzen
Lançamento: Novembro
“A Rapariga do Tambor” |John le Carré
Lançamento: Novembro
“Gente Feliz Com Lágrimas” | João de Melo (Edição Comemorativa dos 30 anos)
Lançamento: Novembro
Sem Comentários