Já são mais de dezassete os anos que, entre programas televisivos e livros, Jamie Oliver tem passado de avental junto à bancada da cozinha e do forno. Foi aos 8 anos, enquanto todos se divertiam no pub dos pais a fazer degustação de cervejas e a comer uns acepipes, que Jamie começou a deitar mãos à comida. Depois de terminar os estudos ingressou no River Café, onde um olheiro de uma produtora de TV chamada Optmonen Television o descobriu, dando origem ao programa The Naked Chef que, durante quase dois anos e 25 episódios, se tornou uma referência – apesar de não conter cenas de nudez.
Em 2001, Oliver abriu em Londres o restaurante Fifteen, que marcou o início de um percurso de 15 anos a preparar jovens sem emprego para carreiras profissionais na área da restauração (lido assim até parece uma boa forma de rentabilizar estagiários).
Jamie Oliver encontra-se também ligado à Jamie Oliver Food Foundation, que tem como mantra a melhoria da indústria alimentar e uma mudança positiva na educação alimentar e saúde pública. É precisamente neste espírito que foi editado “Receitas saudáveis para toda a família” (Porto Editora, 2017), com fotos tiradas pelo próprio Oliver, e onde as bombas detonadas por cada receita não passam das 600 calorias.
Com excepção do pequeno-almoço – onde se recomenda a Tosta Popeye -, o livro encontra-se dividido por áreas temáticas, como refeições rápidas – estão lá os goujons de frango -, clássicos saudáveis – como a Super Shepherd’s Pie ou os Pastéis de Peixe e Batata-Doce -, saladas, caril e guisados, pratos de forno – o Salmão Teriyaki com Manga já marchava -, massa & risoto e sopas.
Há, ainda, dois capítulos mais temáticos, qualquer coisa como um livro de estratégias para cozinheiros de bancada. Em Engenho & Arte na Cozinha são partilhados truques para preparar refeições com antecedência e ganhar tempo, como ter sempre à mão pastas de caril variadas ou o clássico molho de tomate. Saúde e Felicidade destina-se mais aos teóricos da cozinha, com dicas e conselhos sobre alimentação e nutrição com muitas tabelas, pesagens e quadros.
Cada receita apresenta, para além de uma fotografia ilustrativa que serve de guia ao empratamento, um título, sub-título e sinopse da receita, o número de pessoas e o tempo de preparação e cozedura, a lista de ingredientes, o modo de confecção e uma tabela com todas as calorias, gordura, proteínas e outras componentes. Tudo servido numa edição de capa dura, que faz deste “Receitas saudáveis para toda a família” um cruzamento entre um livro de receitas e um álbum fotográfico da família Oliver.
Sem Comentários