“Mãe, Querida Mãe!” (Texto, 2018), escrito por Luísa Ducla Soares e ilustrado por Sandra Serra, é um livro de cumplicidades entre mãe e filho e, também, de afectos.
Há muitos tipos de mães: a mãe panda ou galinha, a mãe formiga, papagaia ou macaca, a mãe periquita, tartaruga, coelha ou mosca, a mãe borboleta, mocha ou leoa. Mas se procurarem bem ainda descobrirão mais, como “a mãe lagartixa, que nunca para quieta”, “a mãe águia, que incita os filhos a altos voos”, a “mãe abelha, que faz os melhores doces do mundo” ou aquela mãe dá tudo o que tem, “às vezes anda com a cabeça nas nuvens, (…) muito meiguinha… mas, de vez em quando deita as unhas de fora”. A mãe, a nossa mãe, é mesmo especial.
As ilustrações consistem numa sucessão de imagens, centradas na mãe – a nossa personagem -, dando-nos a ideia de um catálogo. As cores alternam entre uma página em tons fortes e uma outra de cor branca, dando enfoque à figura da mãe e, simultaneamente, mostrando as dissemelhanças entre as diversas mães. Um livro para mães e filhos lerem em conjunto, em ritmo de brincadeira, e descobrirem as diferentes mães ao virar de cada página.
Luísa Ducla Soares licenciou-se em Filologia Germânica. Iniciou a sua actividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista. É um nome de referência na literatura destinada a crianças e jovens, tendo publicado mais de 80 obras. Participa frequentemente em colóquios e encontros, apresentando conferências e comunicações sobre a problemática relacionada com os jovens e a leitura – e sobre literatura para os mais novos.
Sandra Serra é natural de Luanda. Concluiu o Curso de Design Gráfico, na escola ARCO, em Lisboa, iniciando o seu percurso profissional na área da publicidade, em 1994. Desde 2004 dedica-se exclusivamente à Ilustração Infantil, colaborando com as maiores editoras e autores da literatura infanto-juvenil em Portugal.
Sem Comentários