Porque nem só de conversas literárias, declamações de poesia, apresentações de livros, concertos e muita folia se alimenta o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, as exposições têm vindo a ocupar um lugar central desde a sua primeira edição. Este ano, do activismo de Jean Moulin ao fio de Ariadne – que vai conduzindo os visitantes por entre ilustrações nascidas a partir de esculturas -, das exposições de rua a um olhar sobre uma fatia da banda desenhada nacional, não faltam motivos para uma visita a Óbidos até ao próximo domingo e mais além. O Deus Me Livro foi espreitar algumas exposições do FOLIO 2021.
Exposição: PIM!_Mostra de Ilustração Para Imaginar o Mundo
Curadoria: Mafalda Milhões
Local: Galeria NovaOgiva
Datas: 16 de Outubro a 31 de Dezembro
Descrição: Mais de 40 ilustradores que participaram na PIM! – Mostra de Ilustração para Imaginar o Mundo, nas cinco edições anteriores do FOLIO Ilustra, vão apresentar a sua interpretação das obras do artista plástico José Aurélio, a propósito da comemoração dos 50 anos da Galeria Ogiva, que funcionava naquele espaço. A intenção é recriar o passado, através do olhar de outros artistas, como forma de homenagear o escultor de 83 anos, que continua a criar obras de arte.
Exposição: Flexágono. Faces da banda desenhada contemporânea portuguesa.
Curadoria: Pedro Moura
Artistas:
Ana Matilde Sousa
André Pereira
Filipe Andrade
Francisco Sousa Lobo
Joana Mosi
Ricardo Baptista
Ricardo Paião Oliveira
Sofia Neto
Local: Livraria Temporária – Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Datas: 14 a 31 de Outubro
Descrição: Vemos à nossa volta arte advinda de páginas, tiras, trabalhos postados nas redes sociais, que aqui se apresentam sob a forma de pequenas constelações de papel à parede, convidando a prescrutar as suas duas dimensões para delas libertar muitas outras. Um desdobramento potencial e infinito, sem folhear páginas, apenas o olhar deambulando pelas imagens concertadas entre si. Existem artes que, manipulando o papel, lhe garantem escapar das duas dimensões. O origami, por exemplo, enquanto arte de introduzir vincos no papel em busca de volume. Ou os mecanismos de pop-up, uma arte de, através de incisões, dobras, lamelas, suportes movíveis, procurar o dinamismo cinético do papel. Mas a banda desenhada cumpre-o ora introduzindo o mel da narrativa entre as suas diversas imagens, ora sublinhando a sua discrição pelos intervalos, ora multiplicando as suas articulações, que podem mesmo, no limite, desimaginá-las. A narrativa é um recurso, por vezes voluntariamente volatizada. A Flexágono mostra, de um universo alargadíssimo e diverso, oito casos de autores que têm, cada qual a seu modo e cada qual num território particular dessa área criativa, explorado a sua individualidade expressiva, autoral e formal.
Exposição: Jean Moulin Lisboa 1941
Local: Espaço Ó
Datas: 14 a 24 de outubro
Descrição: Há 80 anos, Jean Moulin (1899-1943) passou por Lisboa a caminho de Londres, mas aquelas cinco semanas ganham a força simbólica de, ao escrever nesta cidade um relatório fulcral sobre a resistência francesa ao ocupante nazi, dar início ao que viria a ser a «Operação Rex», que acabou sob o seu comando na unificação das várias forças dispersas num verdadeiro Exército das Sombras. O seu exemplo de se colocar ao serviço dos valores
republicanos, dizendo não em nome da liberdade, foi devidamente celebrado pela França quando o fez entrar no Panteão, nos anos 1960, oferecendo assim a um país ferido o rosto de um herói no qual se reconhecer. Para celebrar a figura e os seus valores, um grupo de amigos (Manuela Rêgo, João Soares, José Manuel Saraiva, Jorge Silva e João Paulo Cotrim) organizou a QUINZENA JEAN MOULIN, que teve por momento fulcral a exposição onde se apresenta o percurso de Jean Moulin, com destaque para os dias em Lisboa.
Exposição: Cadáver Esquisito
Exposição de ilustração, design e tipologia. de Nuno Saraiva, Marko Rosaline.
Local: Livraria Artes e Letras
Datas: 14 a 24 de Outubro
Nota: Em breve, no Deus Me Livro, entrevista a João Paulo Cotrim, da editora Abysmo, que nos dará a conhecer tudo sobre este Cadáver Esquisito que bebe cerveja.
Exposição: Visto com os pés, escrito com o olhar
Instalação de Rosa Coutinho Cabral (Imagens) e Carlos Morais José (Textos)
Local: Vila de Óbidos – Rua Direita
Datas: 14 a 24 de Outubro
Exposição: ABC Urbano
Exposição de Fotografia de Pedro Basílio
Local: Rua da Porta da Vila
Datas: 14 a 24 de Outubro
Descrição: Uma corrida sem pressas em torno de um propósito quase insólito, deu origem a uma viagem em busca de elementos que vivem suspensos em diferentes recantos. A sua recolha aleatória teve início quase no fim. “X” voltas dadas e o primeiro registo eclodiu. Ao longo de uma década, o alfabeto urbano completou-se. O resultado agrupa-se para os olhares mais curiosos e atentos.
Fotos: Luísa Velez (Deus Me Livro)
Sem Comentários