Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre os livros e autores
“Economia Azul” | Duarte Bué Alves
Portugal é Mar. Pela história ou pela tradição balnear e culinária, mas, também, pelo que ele representa de facto no nosso posicionamento no mundo. Lisboa tem um dos melhores oceanários do mundo. Portugal é um dos poucos países com um ministério do mar e foi um dos primeiros Estados a ter legislação sobre gestão e ordenamento do espaço marítimo.
Do ponto de vista económico, o mar acontece todos os dias em Portugal: hoje existe um conjunto de actividades marítimas robusto, dinâmico e inovador, com vocação exportadora, que contribui de modo significativo para o PIB e que emprega dezenas de milhares de pessoas.
Este livro apresenta uma radiografia da economia azul e compara a situação nacional com a de outros países. Aponta o que temos de melhor dentro de portas e se tornou referência lá fora. Identifica as ameaças e tenta explicar os desafios, como o conhecimento e a sustentabilidade, ao mesmo tempo que propõe uma política do mar para a próxima década.
Duarte Bué Alves é diplomata desde 1999 e trabalhou em Lisboa, Luanda, Bruxelas, Tóquio e Paris (OCDE). Foi chefe de gabinete e assessor diplomático da Ministra da Agricultura e do Mar (2011-2015). Autor de Viagens Noutras Terras – Almeida Garrett, diplomata em Bruxelas (2011); Diplomacia Azul – o mar na política externa de Portugal (2017) e vários artigos em revistas nacionais e estrangeiras. É atualmente Cônsul-Geral de Portugal em Manchester.
“Economia Portuguesa” | Luciano Amaral
Há quinze anos que a economia de Portugal não cresce. Apesar da expansão nos anos de 1950 a 1973 e da segunda metade da década de 1980, assim como de uma evolução razoável após a intervenção da troika e antes da Covid -19, o PIB per capita estagnou desde 2005. Dado este comportamento medíocre, a economia portuguesa tem divergido face à média europeia e os indicadores sociais do país têm melhorado muito lentamente.
O presente ensaio actualiza uma radiografia crucial iniciada em 2010. na raiz e complexidade do problema da economia portuguesa, identifica a fraca produtividade, decorrente da protecção do sector não-transaccionável, a que não são alheios os grandes projectos políticos pós-revolução: o Estado-Providência, a União Europeia e o euro. E avisa: o regresso da dependência do cordão umbilical das transferências europeias para manter um ritmo mínimo de crescimento económico não é garantia de uma evolução sustentada.
Luciano Amaral, doutorado pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, é Professor Associado da Nova School of Business and Economics. Publicou livros e artigos científicos em editoras e revistas internacionais. Também publicou livros para o grande público, como Economia Portuguesa, As Últimas Décadas, em 2010, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, Rica Vida, em 2014, ou Em Nome do Pai e do Filho…, em 2015, ambos pelas Publicações D. Quixote.
“Governo de Portugal” | Pedro Silveira
Quando o desemprego aumenta, um grande incêndio deflagra ou uma pandemia surge, para onde olham os portugueses? a quem exigem soluções e atribuem responsabilidades? É muito provável que se virem instintivamente para o governo. Mas, afinal, o que se pode entender por “governo”? Como surgiu e para quê? Como se compõe, estrutura e funciona no dia-a-dia? e como se relaciona com outras instituições?
Este livro identifica e questiona alguns traços característicos do Governo de Portugal. No final, em jeito de diagnóstico, sinaliza alguns problemas do executivo português à luz do papel dos governantes e dos governados. Porque, na verdade, um governo eficaz e responsivo necessita de cidadãos interventivos, logo, bem esclarecidos sobre o que significa governar.
Pedro Silveira nasceu em 1985, no Alentejo, e vive entre Lisboa e a Covilhã. Jurista e politólogo de formação (UL e UNL, respetivamente), é professor por vocação (UBI e UNL). Doutorou-se em Ciência Política, em 2019 (FCSH-UNL), com uma tese sobre os secretários de Estado no governo português. Tem como principais interesses de investigação as elites governativas, o governo e a liderança política.
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Sem Comentários