Publicado em 2018 e agora traduzido pela Singular para português, “Binding 13” (Singular, 2024) é o primeiro livro da série Boys of Tommen, um fenómeno actual da literatura em que acompanhamos um grupo de personagens durante os seus anos do secundário.
Este primeiro livro traz-nos Johnny Kavanagh e Shannon lynch, jovens que não poderiam ter vidas mais diferentes. Johnny é uma estrela de rugby que, aos 17 anos, tem já a sua vida delineada, sendo o desporto o único foco na sua vida. Shanon sempre foi vítima de abusos, quer por parte do seu pai, em casa, ou pelo bullying constante e violento vindo dos seus colegas de escola.
Aos 15 anos, Shanon muda de escola para o Tommen College, frequentado na sua maioria por adolescentes ricos e mimados. O seu único objetivo nesta nova escola é manter-se discreta e evitar problemas, mas logo no primeiro dia de aulas tem um encontro atribulado com Johnny no campo de rugby, e a partir desse momento as suas vidas entrelaçam-se.
Quando Shanon volta a ser alvo de bullying, Johnny fica do seu lado para a ajudar, acabando por desenvolver uma amizade complicada, onde ambos geram sentimentos um pelo outro mas deixam que vários obstáculos se atravessem no seu caminho.
Escrito por Chloe Walsh, “Binding 13” é uma história envolvente, que fala sobre amizade, violência doméstica, dinâmicas familiares, bullying, relações amorosas e muito mais. Ficamos apegados aos personagens, sentindo que estamos no livro com eles. Apesar de todo o trauma que contém, consegue ter vários momentos de alívio cómico, geralmente proporcionados por Gibsie, que trazem um novo ar à história.
Embora a escrita não seja fenomenal é uma leitura bastante fluida, fazendo com que um livro bastante longo voe e não tenhamos vontade de o parar de ler. “Keeping 13”, o segundo livro da série, já chegou às livrarias.
Sem Comentários