Quão difícil é encontrar a melhor posição para uma boa fotografia? Ou para uma selfie? Todos já tivemos a árdua experiencia de reunir o grupo para uma excelente fotografia, tarefa quase sempre espinhosa. E se for de manhã, quando o sol diz bom dia e o vento acorda? Mais difícil será.
Bernardo P. Carvalho desenha-nos um Mar empenhado no sucesso da fotografia, que não desiste e que, no meio de tanta azáfama procura, estabelecer a ordem: “ – Vamos lá, malta, todos em posição! Chamem o Arco- íris! Icebergue, chega-te mais para cá! Sol, afasta-te para não derreteres o Icebergue! Floresta, penteia-te! E o reflexo? Alguém viu o reflexo?”
Quanto ao Arco-Íris, não chega a horas mas traz uma boa desculpa: “Desculpem o atraso, adormeci”. Depois de muitas tentativas lá conseguem encontrar a melhor posição, a palavra de ordem é dada e todos sorriem. “Um show daqueles. Só Visto!”. Um daqueles que não vais querer perder.
“Banana!” (Planeta Tangerina, 2019) é um elogio ao riso e à natureza mas, também, um grito de alerta. Muitos são os turistas que, com olhares velozes e desatentos, isolados temporariamente do mundo, se tornam incapazes de contemplar tranquilamente a Natureza, bem como as maravilhas que esta nos oferece.
Na capa deste “Banana!” estampa-se uma fotografia com todos os personagens, em cores vivas, a condizer com o fantástico sorriso de todos. Texto e ilustração trocam um diálogo imaginário e complementam-se. As imagens simples mas vivas encorajam-nos a pensar nos tempos modernos, onde a imagem de nós mesmos é valorizada em detrimento da aprendizagem do olhar. Um livro que nos convida a uma excelente conversa.
Bernardo P. Carvalho estudou Design de Comunicação e Desenho, em Belas Artes. Em 1999, fundou o Planeta Tangerina. Desde então ganhou vários prémios: Menção Honrosa no “Best Book Design From All Over the World”, da Leipzig Foundation; “Melhor Livro Editado” no CJ Picture Book Festival da Coreia; Titan Awards; Prémio Nacional de Ilustração 2010; “Melhor Livro” Banco del Libro (Venezuela); Nomeação para a Lista de Honra do IBBY.
Sem Comentários