“Todos gostávamos de construir coisas quando éramos pequenos. Então porquê parar agora que somos adultos? ”
Há muito que as peças Lego deixaram de ser apenas um brinquedo e se assumiram como uma verdadeira diversão de culto, exercendo um profundo fascínio em miúdos e graúdos. “As Figuras que Fazes” (Vogais, 2016) vem lembrar as amplas possibilidades de construção que os famosos blocos de plástico oferecem, com “ideias fantásticas para adultos fãs de Lego”.
Apresentando 21 propostas, David Scarfe convida “todas as crianças grandes que ainda querem brincar” a revisitarem a caixa de Legos, prometendo deixá-las pregadas ao tapete em momentos de pura nostalgia infantil.
“As Figuras que Fazes” é um manual que ensina, passo a passo, construções para todos os gostos, desde as mais simples – bases para copos em forma de disquete, decorações de Natal ou Halloween – às mais insólitas – suporte de torradas em forma de chama ou vasos em forma de granada. Pelo meio há ainda lugar para ideias originais e criativas – mas simultaneamente úteis e práticas –, como o conjunto de arrumação para secretária em forma de invasores espaciais, os cerra livros em forma de cursor ou os chaveiros gigantes.
Os projectos, além de divertidos, são apresentados através de esquemas claros e detalhados, de muito fácil compreensão e sempre com a indicação, logo à partida, do número e tipo de peças necessárias, bem como do nível de dificuldade exigida – fácil, médio ou difícil.
Esta é uma edição de capa dura, bem caprichada, com páginas cheias de cor e um papel capaz de resistir às mais desafiantes aventuras de construção. Um livro que nos faz largar os ecrãs e deitar mão aos legos, deixando claro que não há limites para a imaginação ou idade para deixar que estas construções revivalistas invadam as nossas casas.
Sem Comentários