“Quem diria que criaturas tão fantásticas como a águia-careca ou o leopardo-das-neves evoluíram daqueles primeiros organismos unicelulares que apareceram à face da terra, há aproximadamente 3,5 mil milhões de anos?”
É esta a interrogação que Dieter Braun deixa no lançamento de “Animais Selvagens do Norte” (Orfeu Negro, 2017), um dos mais belos livros ilustrados a chegar às livrarias portuguesas neste ano de 2017. Um livro que, para lá do lado enciclopédico, deixa um alerta para a invasão dos habitats dos animais selvagens pelo homem, a realidade da extinção das espécies, o aumento da poluição e as cada vez mais preocupantes alterações climáticas.
Trata-se de uma viagem empolgante aos pontos mais recônditos do hemisfério norte do planeta, mostrando animais tão incríveis quanto os ursos polares do Árctico, os cisnes da Europa, os pumas da América do Norte ou os pandas da Ásia. Para cada animal é indicado o nome comum e científico, informações várias sobre a forma de locomoção, a alimentação, características físicas e comportamentais e outras curiosidades.
As ilustrações são incríveis, com um toque a serigrafia, que ficariam um mimo impressas em t-shirts ou em quadros para pendurar numa qualquer divisão do lar. E o melhor de tudo é que este é apenas o primeiro de uma série de livros ilustrados dedicados ao mundo animal. Em 2018 será publicada a exótica aventura dos animais selvagens do hemisfério Sul.
Sem Comentários