“A Beatriz, a Madalena e o Henrique eram amigos inseparáveis, até a Beatriz começar a comportar-se de uma forma estranha. Torna-se mais reservada, como se escondesse qualquer coisa. Quando as notas baixam e a Beatriz começa a perder a cabeça em situações aparentemente simples, a Madalena e o Henrique entram em campo. Só com a ajuda destes dois amigos ela conseguirá recuperar a alegria e a estabilidade perdidas. Pelo caminho, fica o percurso doloroso da mãe, desanimada por um divórcio difícil e pelo álcool, o remédio envenenado que lhe entorpece os dias.”
Esta é a base para uma história que é, de uma forma ou outra, familiar a todos nós: os caminhos tortuosos e difíceis da adolescência, os momentos de dúvida e as dores (psicológicas e físicas) da passagem para a idade adulta. “À sombra da vida” (Booksmile, 2016) foca todos estes temas de forma muito eficaz, acessível e inteligente, fazendo reflectir o leitor sobre os dramas mais atuais da nossa sociedade, como é o caso da realidade dos filhos de pais separados e do alcoolismo.
Com uma mensagem bastante forte o livro transmite, acima de tudo, palavras de esperança no futuro, realçando a importância da partilha dos problemas com os amigos mais próximos e, também, de como é fundamental acreditar em si próprio e persistir na tentativa de resolução dos problemas, até os mais complexos. Uma história de luta, persistência e amizade, feita à medida de miúdos, jovens, educadores e pais.
Inserido na coleção A Escolha É Minha, “ À Sombra da vida” é a mais recente obra da autora Margarida Fonseca Santos, que já conta com uma carreira longa na escrita para jovens – 20 anos – e tem grande parte das suas obras incluídas no Plano Nacional de Leitura. As ilustrações ficaram a cargo de Danuta Wojiechowska.
Sem Comentários