Só falta mesmo um “Música, Maestro!” como grito de abertura a este “A Orquestra” (Fábula, 2020), um álbum de grande formato que nos dá a conhecer, tendo a orquestra como ponto de partida, o mundo da música em várias das suas vertentes mais clássicas.
Atravessando três grandes blocos – A Orquestra, A música e os seus criadores, Para lá da sala de concertos -, viajamos da comunicação ao entretenimento, conhecendo as primeiras versões de muitos instrumentos musicais como o violino, o trompete ou o piano, desenvolvidos há cerca de seiscentos anos durante o Renascimento. Duzentos anos depois disso, já se compunham com instrumentos específicos e organizava-se os diferentes tipos de instrumentos em secções. Nascia a primeira orquestra moderna, onde cada secção tocava a melodia escrita especificamente para ela.
Organizada em quatro grupos principais – cordas, sopros de madeira, sopros de metal e percussão -, a orquestra mais comum é a chamada orquestra sinfónica, cabendo ao maestro assumir o papel de líder e condutor.
Fala-se do tipo de árvores que servem para fazer instrumentos – e quais são eles -, da importância da acústica numa sala de concertos e do processo de ler e compor música, entrando-se depois mais em pormenor para conhecer figuras e obras lendárias do universo musical: o génio medieval Hildegard Von Bingen (1098-1179), a abadessa que fez da música uma inspiração para os outros; as 4 Estações de Vivaldi, onde cada concerto tem três andamentos e conta a história de uma das quatro estações do ano; Amy Beach (1867-1944), que compôs a primeira sinfonia escrita por uma mulher; Os Planetas, de Gustav Holst (1874-1934), uma suite orquestral inspirada na astrologia (um dos seus maiores interesses); Duke Ellington (1894-1974), um dos mais importantes e inspiradores compositores de jazz do século xx.
Há notas soltas sobre ópera, composição para cinema ou teatro musical, o papel da tecnologia na orquestra e um apelo para que cada leitor escolha o seu próprio instrumento – e, quem sabe , criar uma orquestra à sua medida. Tudo com ilustrações à medida desta grandiosa orquestra.
Sem Comentários